X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Loja Virtual Clube Alba é tema de TCC de alunos do Senai Santos

Estudar uma proposta de plano de negócios que sugira melhorias e novas possibilidades do planejamento da Clube Alba, loja virtual criada pelo setor de comunicação do Instituto Albatroz para a venda de produtos capazes de aproximar o público de uma das aves oceânicas mais ameaçadas de extinção. Esta foi a tarefa assumida por 14 alunos do curso de Assistente Técnico em Vendas do Senai Santos. Na última quarta-feira (4), eles apresentaram uma proposta de plano de negócios da loja virtual em formato de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no auditório da escola.

Toda a equipe da base de Santos (SP) do Projeto Albatroz esteve presente para prestigiar a formação dos alunos e conhecer as sugestões de próximos passos para que ela entre em funcionamento efetivamente. O e-commerce ajudará a financiar as atividades do Instituto Albatroz, coordenador do Projeto de mesmo nome, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Os jovens, empregados por meio de parceria do Senai com a Claro/NET do Brasil, apresentaram desde características fisiológicas das aves, contextualizando o público, até informações sobre fontes de receitas, atendimento ao cliente, logística de transporte e análises de marketing - bastante úteis para o prosseguimento do trabalho dos profissionais do Projeto Albatroz.

“Este foi um trabalho feito com o coração e estamos presentes aqui para mostrar como isso é importante para nós”, afirmou a coordenadora-geral do Projeto, Tatiana Neves. Para ela, a criação da loja virtual é marcante para a trajetória do Projeto Albatroz, que está prestes a completar 28 anos de existência. “Nós vamos fazer isso acontecer, esse é o nosso compromisso com vocês. Vamos transformar a Clube Alba em um produto de sucesso, referência na conservação de albatrozes e petréis”.

Aprender fazendo

O diretor-geral do Senai Santos, Getúlio Rocha Júnior, reforçou em seu discurso de abertura a metodologia da escola há mais de 70 anos. “A espinha dorsal do Senai é o ‘aprender fazendo’ e é muito gratificante poder encerrar essa etapa tão importante com um projeto real, que vai beneficiar uma iniciativa do bem, o Projeto Albatroz”, afirmou. “Nessa filosofia, a gente conseguiu alcançar todos os nossos objetivos como instituição”.

Diego Quevedo, diretor operacional da NET, empresa que emprega parte dos alunos da turma, se emocionou ao falar sobre a evolução dos jovens. “Eu fiquei muito feliz com o resultado do trabalho. No mundo dos negócios, as pessoas são o que temos de mais valioso. Esses jovens são pessoas de bem, são o futuro do nosso país”.

Coletividade

A Clube Alba foi criada por Jéssica Branco e Tatianne Fonseca, integrantes da equipe de comunicação do Projeto Albatroz em um período de renovação de patrocínio do Instituto. Com o aumento das responsabilidades diárias, elas perceberam que precisavam de reforços para agilizar o lançamento do e-commerce. “Foi quando o aluno João Felipe Branco nos procurou para voluntariado e, na ocasião, sugeri a Clube Alba como tema de TCC, já que o curso enriqueceria ainda mais o trabalho e aceleraria o processo de criação da loja”, conta.

“Eu gostei muito da proposta da loja virtual e acabei falando sobre a Clube Alba para a turma do curso de Assistente Técnico em Vendas e todos se interessaram. Então um trabalho que seria só meu, foi abraçado por todo mundo também”, explicou Felipe Branco.

Para a professora Helena Lourenço, uma das orientadoras do trabalho, o TCC uniu ainda mais a turma, fazendo com que todos trabalhassem em equipe em prol de uma iniciativa em comum. “Aproximar os alunos do trabalho voluntário, onde damos valor à coletividade, foi o que mais me satisfez nesse projeto. Hoje em dia o voluntariado se perdeu um pouco e o TCC fortaleceu essa prática”.

A equipe de comunicação do Projeto Albatroz ficou surpresa e bastante grata pelos alunos terem se mobilizado com a causa e se dedicado ao trabalho. “Com certeza o sonho da nossa loja está cada vez mais perto graças à parceria com o Senai, o esforço da professora Helena Lourenço e de todos os alunos”, agradeceu a coordenadora de comunicação do Projeto, Jéssica Branco.

 

Foto Notícias_SENAI_2 Foto Noti?cias_SENAI_1

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais