Lobo marinho é solto após três meses de cuidados | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Lobo marinho é solto após três meses de cuidados

No último sábado (27), um lobo marinho sul-americano (Arctocephalus australis) foi solto a cerca de 45 quilômetros da costa, além da área do Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS). O animal, um macho com aproximadamente um ano de idade, estava há quase três meses sob os cuidados do Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão da Fauna, organização que, desde 2002, atua no resgate de animais marinhos na baixada santista.
A soltura do lobinho foi coordenada pelo Gremar, com o apoio do Instituto Laje Viva e da gestão do PEMLS. A expectativa é que, a partir do local onde foi solto, ele possa chegar à Corrente do Brasil e, assim, alcançar as colônias mais próximas da espécie, localizadas no Uruguai.
“A área da soltura é favorável não apenas pela proximidade com a Corrente, mas também pela oferta de alimentos e pela pouca existência de impactos antrópicos”, explica Andréa Maranho, coordenadora técnica do Gremar.  O lobinho foi resgatado pelo Gremar na Praia da Enseada, em condições de desidratação e fraqueza, a partir de chamada do Grupamento de Bombeiros Marítimo do Guarujá (GBMAR). O animal recebeu uma anilha de plástico (nº 047) e também um microchip subcutâneo.
O telefone de resgate do Gremar é (13) 7807-0948.
Coral-Sol – A operação de soltura do lobinho também incluiu, na sequência, o mapeamento do coral-sol na área do Parque Estadual Marinho Laje de Santos. A ação foi apoiada pelo Instituto Laje Viva, organização não-governamental que promove ações para proteger e preservar o Parque Marinho, único no Estado de São Paulo.
 De acordo com José Edmilson de A. Mello Junior,  gestor da unidade de conservação, já foram identificados dois possíveis pontos de localização do coral-sol (Tubastraea spp.), um invasor marinho introduzido no Brasil no final da década de 80 através de plataformas de petróleo e que ameaça a biodiversidade marinha à medida que destrói a vida no seu entorno. O controle e erradicação do organismo no Parque Marinho Estadual Laje de Santos está sendo realizado em parceria com o Projeto Coral-Sol, organização patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
A operação de soltura do lobinho e do mapeamento do coral-sol foi acompanhada pelo Projeto Albatroz, a convite do Instituto Laje Viva, organizações também patrocinadas pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Confira vídeo da soltura em http://www.youtube.com/watch?v=2-9Oom62Rjs&feature=colike


Leia mais

+ Notícias

5 DICAS DE ATIVIDADES (4)

Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...

Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...

13/11/2024

13/11/2024 Leia mais
3

Apropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...

Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...

11/11/2024

11/11/2024 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais