X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Livro sobre estudos oceanográficos tem contribuição de profissional do Projeto Albatroz

Capa do livro

O livro “Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático” conta com um capítulo escrito pelo biólogo Dimas Gianuca, observador de bordo do Projeto Albatroz. O objetivo do livro é ampliar o conhecimento de educadores, técnicos, estudantes e pesquisadores das áreas de Ciências do Mar acerca das técnicas e procedimentos de pesquisas realizadas a bordo de embarcações e também sobre os instrumentos utilizados e sua manutenção. Conta com 13 capítulos, cada um escrito por especialistas de diferentes campos de pesquisas oceanográficas. É organizado pelo Dr. Danilo Calazans, graduado em Oceanologia e professor de Técnicas e Práticas em Oceanografia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS) .  \\

Dimas é autor do capítulo  “Aves”, introduzido por questões sobre a diversidade de aves marinhas e a importância de realização de estudos sobre essas espécies. Também são considerados o funcionamento do rastreamento por satélite de aves capturadas no mar, os principais métodos utilizados para a realização de contagens de aves oceânicas a partir de embarcações e ainda a importância da adoção de medidas biométricas – aquelas que se relacionam ao estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.

A obra foi lançada no dia 23 de novembro durante o 4º Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação em Ciências do Mar (4º ENCONGRAD) no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul (Cidec-Sul) da FURG. Durante uma confraternização do Instituto Oceanográfico da FURG-RS no último dia seis, foi realizada uma sessão de autógrafos dos autores, quando o livro foi distribuído.
Por meio de um convênio da FURG-RS com o Ministério da Pesca e Aquicultura e com o Ministério da Educação, o livro foi produzido pela Editora Textos. Será distribuído gratuitamente à todos os cursos de formação superior  da área de Ciências do Mar (Oceanologia, Biologia Marinha, Oceanografia Biológica, Engenharia de Pesca, entre outros) do Brasil.
Além de Dimas, outros dois profissionais fazem parte da equipe de observadores de bordo do Projeto Albatroz, organização patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Saiba mais sobre os observadores clicando aqui.

Dr. Danilo Calazans, graduado em Oceanologia e professor de Técnicas e Práticas em Oceanografia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS) e Dimas Gianuca, observador de bordo do Projeto Albatroz

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais