X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

IV Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar acontecerá em agosto na Unisanta

Atividade será no sábado (11/08). Pela primeira vez, evento trará discussão sobre redes sociais

Profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Biologia e demais interessados formam o público-alvo da quarta edição do Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar. Organizado pelo Projeto Albatroz, o evento é uma realização da Rede Biomar, com apoio da Universidade Santa Cecília e ocorrerá no próximo dia 11/8 (sábado), a partir das 9 horas, no Consistório da Unisanta. A participação é gratuita e o credenciamento acontecerá a partir das 8h30. O workshop tem o intuito de estimular a divulgação da temática ambiental marinha nas pautas diárias da imprensa e redes sociais. Materiais promocionais do Projeto Albatroz, Coral Vivo e Tamar serão sorteados aos presentes.

Com este objetivo, serão reunidos profissionais engajados nos estudos de comunicação e meio ambiente para fortalecer a formação de pessoas comprometidas em divulgar as causas ambientais. Representantes da Rede Biomar - composta pelos projetos de conservação marinha patrocinados pela Petrobras: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar - estão entre os convidados, assim como profissionais de veículo jornalístico e rede social de sucesso na área ambiental.

Neste ano, o workshop passa a tratar da comunicação ambiental como um todo, ampliando o assunto para além do jornalismo tradicional. Em edições anteriores, o evento foi realizado no Centro de Cultura Patrícia Galvão, em Santos; no SESC-Santana, em São Paulo; e na PUC-Rio, no Rio de Janeiro, onde teve transmissão on-line em tempo real.

Oceanos em pauta

A programação do workshop será dividida em duas grandes mesas. Na primeira delas,  “Conservação Marinha em pauta”, será discutido o desafio de inserir o tema ambiental na grande imprensa e a importância do relacionamento entre cientistas e jornalistas. Os convidados são: o diretor executivo do Portal Envolverde e presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, Dal Marcondes; a assessora de comunicação do Projeto Tamar, Bia Ribas, e a coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves.

Já a segunda mesa, “Redes Sociais e Conservação Marinha”, terá a participação da biomédica e responsável pela página ‘Clube da Biologia’ no Facebook, Isabel Di Azevedo; a assessora de Comunicação Integrada e responsável pela página do Projeto Coral Vivo, Mercia Ribeiro; e a coordenadora de Comunicação do Projeto Albatroz, Jéssica Branco.

De acordo com Jéssica, que também é jornalista, inserir o tema Redes Sociais no rol de assuntos discutidos no workshop é uma maneira de garantir que cada vez mais pessoas consigam espalhar informações relevantes para a conservação marinha. Ela acredita que os projetos tenham bastante a contribuir com o assunto da mesa, já que somente os integrantes da Rede Biomar, juntos, contam com mais de meio milhão de curtidas no Facebook.

“As redes sociais apresentam um crescente potencial de disseminação de conteúdo. Portanto, a ideia é que os projetos compartilhem suas experiências e estratégias de comunicação a fim de que cada vez mais pessoas sejam sensibilizadas para a causa”, afirma.

“É importante ter como tática atrair as pessoas com experiências de encantamento e comoção, simultaneamente oferecer informações úteis e mais aprofundadas para que compreendam a urgência da adoção de novas posturas”, avalia a jornalista Mercia Ribeiro, assessora de Comunicação Integrada do Projeto Coral Vivo.

Credenciamento e participação

O IV Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar tem entrada gratuita. Os participantes receberão um certificado de comparecimento ao encontro, que poderá ser validado junto às universidades para fins de atividades complementares.

O documento será confeccionado após o workshop e poderá ser retirado em data combinada na Universidade Santa Cecília mediante apresentação de RG ou CNH.

Mesa - “Conservação Marinha em Pauta”

Participantes:

● Dal Marcondes - jornalista, pós-graduado em Ciência Ambiental, mestrando em Jornalismo e Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), diretor executivo do Instituto e Portal de Notícias Envolverde e presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA)

● Bia Ribas - jornalista, mestre e doutora em Comunicação Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e assessora de Comunicação do Projeto Tamar.

● Tatiana Neves - bióloga, mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz. Diretora Executiva do Instituto Albatroz e vice-presidente do Comitê Assessor do Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis - ACAP.

● Mediação: Jéssica Branco - jornalista, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora de Comunicação do Projeto Albatroz

Mesa - “Redes Sociais e Conservação Marinha”

Participantes:

● Isabel Di Azevedo - biomédica, mestre e doutora em Ciências pela IOC/Fiocruz e responsável pela página ‘Clube da Biologia’ no Facebook.

● Mércia Ribeiro - jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP), assessora de Comunicação Integrada e responsável pela página do Projeto Coral Vivo no Facebook.

● Jéssica Branco - jornalista, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora de Comunicação do Projeto Albatroz

● Mediação: Tatianne Fonseca - publicitária, técnica em administração, graduanda no MBA de Varejo e Mercado de Consumo pela Universidade de São Paulo (USP) e assistente de comunicação do Projeto Albatroz

Rede Biomar

A Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Biomar) reúne projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que têm por objetivo a conservação marinha do Brasil. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Tamar, Projeto Coral Vivo, Projeto Baleia Jubarte e Projeto Golfinho Rotador. Os projetos utilizam como a educação ambiental principal ferramenta para proteger as espécies e os habitats relacionados, refletindo o compromisso da Petrobras com a proteção dos oceanos.

https://projetoalbatroz.org.br/

http://www.baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/

http://coralvivo.org.br/

http://golfinhorotador.org.br/

http://www.tamar.org.br/

Publicação Mídias

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais