Instituto Gremar convida Projeto Albatroz para Happy Hour ambiental
Atividade realizada em Itanhaém envolveu público na dinâmica colaborativa do Jogo do Albatroz
Propondo um bate-papo e cronograma de atividades em prol da conservação da fauna marinha, o Instituto Gremar convidou a equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, para um Happy Hour ambiental em sua sede na cidade de Itanhaém (SP), na tarde da última sexta-feira (25).
Lá, a equipe do Projeto Albatroz foi recebida pelos biólogos do instituto e puderam conversar com o público visitante, formado por banhistas, moradores locais e membros do Projeto Verão no Clima, sobre a biologia dos albatrozes, os desafios da sua conservação e também sobre sua importância para a biodiversidade marinha brasileira.
Para demonstrar, na prática, a dinâmica da vida e sobrevivência destas aves tão majestosas e sua interação com a pesca industrial, a equipe levou para o evento o Jogo do Albatroz - um game cooperativo de tabuleiro que pode ser jogado por grupos de até seis pessoas. Nele, cada jogador é um pescador que deve fazer seu trabalho de pesca buscando utilizar medidas mitigadoras para evitar interações negativas com os albatrozes do jogo, como é o caso da captura incidental. No final, todos ganham ou perdem juntos, ressaltando a importância do trabalho em equipe na conservação marinha.
O jogo, de acordo com o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro, é uma forma mais interativa para que o público conheça melhor os albatrozes. “Enquanto a gente explica as regras do jogo, também introduzimos conteúdos relevantes sobre as aves”, explica. “Me surpreendeu a quantidade de vezes que os participantes quiseram repetir o jogo”, conta. Alguns grupos chegaram a completar o jogo três vezes.
Quatro integrantes do Coletivo Jovem Albatroz, iniciativa de formação de lideranças juvenis socioambientais do Projeto Albatroz, ajudaram e facilitaram a atividade, participando do jogo junto dos visitantes do Gremar. Jéssica Paixão, Rodolfo Meireles, Rodrigo Santana e Arianne Fonseca puderam, também, conhecer as instalações do Instituto Gremar, que faz o trabalho de resgate e recuperação de animais marinhos na Baixada Santista.
Sobre o Gremar
O Instituto Gremar é uma Organização não governamental (ONG) fundada no Guarujá, em 2004. Desde então, trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais