• Portugues
  • English
  • Spanish

Instituto Gremar convida Projeto Albatroz para Happy Hour ambiental

Foto Notícias_HP Gremar 3

Atividade realizada em Itanhaém envolveu público na dinâmica colaborativa do Jogo do Albatroz

Propondo um bate-papo e cronograma de atividades em prol da conservação da fauna marinha, o Instituto Gremar convidou a equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, para um Happy Hour ambiental em sua sede na cidade de Itanhaém (SP), na tarde da última sexta-feira (25).

Lá, a equipe do Projeto Albatroz foi recebida pelos biólogos do instituto e puderam conversar com o público visitante, formado por banhistas, moradores locais e membros do Projeto Verão no Clima, sobre a biologia dos albatrozes, os desafios da sua conservação e também sobre sua importância para a biodiversidade marinha brasileira.

Para demonstrar, na prática, a dinâmica da vida e sobrevivência destas aves tão majestosas e sua interação com a pesca industrial, a equipe levou para o evento o Jogo do Albatroz - um game cooperativo de tabuleiro que pode ser jogado por grupos de até seis pessoas. Nele, cada jogador é um pescador que deve fazer seu trabalho de pesca buscando utilizar medidas mitigadoras para evitar interações negativas com os albatrozes do jogo, como é o caso da captura incidental. No final, todos ganham ou perdem juntos, ressaltando a importância do trabalho em equipe na conservação marinha.

O jogo, de acordo com o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro, é uma forma mais interativa para que o público conheça melhor os albatrozes. “Enquanto a gente explica as regras do jogo, também introduzimos conteúdos relevantes sobre as aves”, explica. “Me surpreendeu a quantidade de vezes que os participantes quiseram repetir o jogo”, conta. Alguns grupos chegaram a completar o jogo três vezes.

Quatro integrantes do Coletivo Jovem Albatroz, iniciativa de formação de lideranças juvenis socioambientais do Projeto Albatroz, ajudaram e facilitaram a atividade, participando do jogo junto dos visitantes do Gremar. Jéssica Paixão, Rodolfo Meireles, Rodrigo Santana e Arianne Fonseca puderam, também, conhecer as instalações do Instituto Gremar, que faz o trabalho de resgate e recuperação de animais marinhos na Baixada Santista.

Sobre o Gremar

O Instituto Gremar é uma Organização não governamental (ONG) fundada no Guarujá, em 2004. Desde então, trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

Foto Notícias_HP Gremar Foto Notícias_HP Gremar 2

Leia mais

+ Notícias

Foto Not?cias_

Em comemoração aos 29 anos, Projeto Albatroz reali...

Kits com camisas promocionais, cadernos, garrafas, adesivos e canetas são alguns dos prêmios oferecidos.Cerca de 90 mil seguidores acompanham o dia a dia do Proj...

01/07/2019 Leia mais
Foto Notícias_ENCOGERCO 4

Coletivo Jovem Albatroz está com inscrições aberta...

No total, há dez vagas abertas para jovens de 18 a 29 anos, moradores da Baixada SantistaAté o dia 4 de julho, jovens de toda a Baixada Santista poderão se inscr...

24/06/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais