X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Faça doação automática da Nota Fiscal Paulista e contribua para a conservação de albatrozes e petréis no Brasil

foto-noti-cias-campanha-nota-fiscal

Atualmente rendimentos para o terceiro setor valem muito mais do que para pessoas físicas.

Caso tenha notado que o rendimento de créditos pela campanha da Nota Fiscal Paulista (NFP) caiu muito ultimamente, isso se deve porque desde março de 2017, doar créditos para entidades do terceiro setor passou a garantir maior retorno financeiro para elas, do que para pessoas físicas. Tal mudança visou valorizar o caráter socioambiental do programa da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Hoje também ficou mais fácil contribuir com entidades como o Instituto Albatroz, por meio de um novo sistema de doação automatizado. Para doar, basta ser cadastrado no sistema da NFP, configurá-lo para doação automática à entidade de preferência e solicitar a inclusão do seu CPF a cada compra.

Até então, era comum encontrar urnas em comércios para a doação de notas, que depois eram cadastradas no sistema para receberem os fundos da NFP. Contudo, há algum tempo para combater fraudes no sistema de cadastro de notas, entre outras irregularidades, a doação dessa forma se tornou ilegal. Há pouco tempo somente era possível a doação por parte do consumidor de maneira manual, cadastrando uma nota de cada vez, no site ou aplicativo da NFP. No entanto, para agilizar esse processo e facilitar a doação, o governo criou a ferramenta de doação automática ao terceiro setor.

 

Notas fiscais de pequenos estabelecimentos valem mais

Para estimular a contribuição dos consumidores com as organizações e torná-la mais vantajosa foi retirada a trava de 7,5% para o cálculo do crédito dos cupons. Assim, independente do valor da nota, a receita revertida para instituições pode chegar até a dez Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs) – o equivalente a R$ 257,00 - por cupom fiscal doado automaticamente. De acordo com a cartilha disponível no site da Fazenda Estadual, um único cupom doado oriundo de estabelecimentos, principalmente de pequeno porte, poderá gerar créditos equivalentes a 300 cupons cadastrados de uma só vez.

Outra vantagem é que a doação automática permite que o doador, pessoa física, e também a entidade escolhida para ser beneficiada concorram a diversos prêmios. Para ambos o valor sorteado é de até R$ 1 milhão de reais.

 

Contribua para a conservação marinha

Por ano, cerca de 300 mil aves marinhas são capturadas no mundo. Destas, cem mil são albatrozes e petréis. No Brasil, estima-se que quatro mil albatrozes e petréis sejam capturados incidentalmente pela pesca de espinhel todos os anos.

Cadastrando sua doação automática para o Instituto Albatroz, mantenedor do Projeto Albatroz, você contribui para quase três décadas de trabalho científico, de educação ambiental, comunicação e políticas públicas em prol de albatrozes e petréis - aves oceânicas ameaçadas de extinção. Além da captura incidental das aves, a poluição e o microplástico presente nos oceanos também configuram ameaças à sobrevivência dessas espécies.

De acordo com a gerente administrativa financeira do Projeto Albatroz, Carolina Matos, esse tipo de recurso é fundamental para sobrevivência da Instituição: “É um desafio manter um projeto do tamanho do Albatroz funcionando. São 5 estados de atuação imprescindível e muitos custos envolvidos para a manutenção do trabalho de conservação dessas aves que são vitais para o equilíbrio dos oceanos.”

 

Ainda não é cadastrado? Se ainda não tiver o cadastro, acesse www.nfp.fazenda.sp.gov.br e clique no item “Novos Cadastros/Cadastro Pessoa Física”. Lá será necessário preencher informações como nome, data de nascimento, nome completo da mãe, telefone, endereço e o CEP cadastrado em seu CPF, assim como o número de inscrição do título de eleitor. Ao final do processo você criará um login e senha. Caso seu cadastro tenha alguma restrição por você não lembrar o seu CEP, você terá que enviar por correio uma cópia de comprovante de residência atual, do seu RG e CPF ou levá-la ao Poupatempo mais próximo.

 

Doação automática (cupons com CPF) - basta acessar o sistema da Nota Fiscal Paulista e seguir os passos abaixo:

  1. Clicar em “Entidades” – “Doação de Cupons com CPF (automática)”
  2. Selecionar o período: Anual, Semestral ou Trimestral (à sua escolha);
  3. Selecionar a entidade para a qual você deseja doar todos os seus cupons com CPF (Instituto Albatroz);
  4. Por último, clicar em “Confirmar Doação Automática”, para que todos os cupons do consumidor sejam automaticamente doados para a entidade previamente selecionada;
  5. Em todas as compras que fizer, solicite a inclusão do seu CPF e garanta a doação ao Instituto Albatroz.

 

Dúvidas? Entre em contato conosco por meio do e-mail: albatroz@projetoalbatroz.org.br

- --

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais