X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Exposição fotográfica ‘Um Oceano para Todos’, da Rede Biomar, pode ser visitada até junho no Museu Catavento

Rede biomar

Para aproximar crianças e adultos das riquezas submersas em nossa costa, a exposição fotográfica ‘Um Oceano para Todos’ teve sua temporada estendida até o dia 3 de junho no Museu Catavento, no Centro de São Paulo. A mostra conta com 47 imagens registradas pelos biólogos e integrantes dos projetos da Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Meros do Brasil. 

Juntas, essas instituições trabalham pela conservação de mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção na região marinha e costeira do Brasil, promovendo pesquisas científicas e políticas públicas aliadas à educação ambiental e a divulgação à sociedade. A dimensão deste trabalho é uma referência em ações de conservação nacional e internacionalmente atuando diretamente ao longo do litoral de 13 estados brasileiros (PA, CE, RN, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR, SC, RS), incluindo áreas e ilhas oceânicas do Oceano Atlântico Sul. 

Muitos desses animais, apesar de essenciais à biodiversidade brasileira, como os corais, albatrozes e meros, por exemplo, estão longe dos olhos do público, que não conhece as belezas e a importância de sua conservação. Por este motivo, cada um dos projetos dispõe de um totem com informações sobre as espécies ameaçadas, a problemática que envolve sua sobrevivência e as ações que são tomadas em prol da sua conservação no Brasil.

Sobre a Rede Biomar

A Rede de conservação da Biodiversidade Marinha, ou Rede Biomar, reúne cinco Projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. São atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras.

Juntos, ao longo de dez anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que  fortalecem a importância desse trabalho. A Rede BIOMAR é hoje uma referência em ações de conservação em todo o Brasil, e nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais visando obter excelência em projetos de biodiversidade marinha.

Exposição "Um Oceano para todos"
Período:
até 03/06/2022
Endereço: Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Centro, São Paulo - SP (varanda lateral ao lado da seção Vida)
Indicação: Livre
Informações: (11) 3315-0051 e www.museucatavento.org.br
Ingressos: R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia (entrada gratuita às terças-feiras)

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais