• Portugues
  • English
  • Spanish

Exposição fotográfica ‘Um Oceano para Todos’, da Rede Biomar, pode ser visitada até junho no Museu Catavento

Rede biomar

Para aproximar crianças e adultos das riquezas submersas em nossa costa, a exposição fotográfica ‘Um Oceano para Todos’ teve sua temporada estendida até o dia 3 de junho no Museu Catavento, no Centro de São Paulo. A mostra conta com 47 imagens registradas pelos biólogos e integrantes dos projetos da Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Meros do Brasil. 

Juntas, essas instituições trabalham pela conservação de mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção na região marinha e costeira do Brasil, promovendo pesquisas científicas e políticas públicas aliadas à educação ambiental e a divulgação à sociedade. A dimensão deste trabalho é uma referência em ações de conservação nacional e internacionalmente atuando diretamente ao longo do litoral de 13 estados brasileiros (PA, CE, RN, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR, SC, RS), incluindo áreas e ilhas oceânicas do Oceano Atlântico Sul. 

Muitos desses animais, apesar de essenciais à biodiversidade brasileira, como os corais, albatrozes e meros, por exemplo, estão longe dos olhos do público, que não conhece as belezas e a importância de sua conservação. Por este motivo, cada um dos projetos dispõe de um totem com informações sobre as espécies ameaçadas, a problemática que envolve sua sobrevivência e as ações que são tomadas em prol da sua conservação no Brasil.

Sobre a Rede Biomar

A Rede de conservação da Biodiversidade Marinha, ou Rede Biomar, reúne cinco Projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. São atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras.

Juntos, ao longo de dez anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que  fortalecem a importância desse trabalho. A Rede BIOMAR é hoje uma referência em ações de conservação em todo o Brasil, e nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais visando obter excelência em projetos de biodiversidade marinha.

Exposição "Um Oceano para todos"
Período:
até 03/06/2022
Endereço: Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Centro, São Paulo - SP (varanda lateral ao lado da seção Vida)
Indicação: Livre
Informações: (11) 3315-0051 e www.museucatavento.org.br
Ingressos: R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia (entrada gratuita às terças-feiras)

 


Leia mais

+ Notícias

Parceiro do Programa Bandeira Azul em Cabo Frio (R...

Balanço do monitoramento de guimbas foi divulgado no 15º Workshop Anual do Programa Bandeira AzulAs bitucas de cigarro, ou guimbas, são alguns dos resíduos mais ...

13/05/2022 Leia mais
Foto_notícia (1)

Maleta Albatroz: equipe apresenta ferramenta de ed...

Livros, DVDs, jogos, mapas e outras materiais educativos poderão ser emprestados a escolas da Região dos LagosCom o objetivo de ampliar o alcance das ações de ed...

15/04/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais