Exposição fotográfica ‘Um Oceano para Todos’, da Rede Biomar, pode ser visitada até junho no Museu Catavento
Para aproximar crianças e adultos das riquezas submersas em nossa costa, a exposição fotográfica ‘Um Oceano para Todos’ teve sua temporada estendida até o dia 3 de junho no Museu Catavento, no Centro de São Paulo. A mostra conta com 47 imagens registradas pelos biólogos e integrantes dos projetos da Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Meros do Brasil.
Juntas, essas instituições trabalham pela conservação de mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção na região marinha e costeira do Brasil, promovendo pesquisas científicas e políticas públicas aliadas à educação ambiental e a divulgação à sociedade. A dimensão deste trabalho é uma referência em ações de conservação nacional e internacionalmente atuando diretamente ao longo do litoral de 13 estados brasileiros (PA, CE, RN, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR, SC, RS), incluindo áreas e ilhas oceânicas do Oceano Atlântico Sul.
Muitos desses animais, apesar de essenciais à biodiversidade brasileira, como os corais, albatrozes e meros, por exemplo, estão longe dos olhos do público, que não conhece as belezas e a importância de sua conservação. Por este motivo, cada um dos projetos dispõe de um totem com informações sobre as espécies ameaçadas, a problemática que envolve sua sobrevivência e as ações que são tomadas em prol da sua conservação no Brasil.
Sobre a Rede Biomar
A Rede de conservação da Biodiversidade Marinha, ou Rede Biomar, reúne cinco Projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. São atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras.
Juntos, ao longo de dez anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho. A Rede BIOMAR é hoje uma referência em ações de conservação em todo o Brasil, e nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais visando obter excelência em projetos de biodiversidade marinha.
Exposição "Um Oceano para todos" |
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais