Eventos esportivos contribuem para legado ambiental em Saquarema
Projeto Albatroz, em parceria com o Bandeira Azul, reforça compromisso com a conservação marinha em competições esportivas de grande alcance
O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou de três grandes eventos esportivos realizados no primeiro trimestre deste ano, em Saquarema, Rio de Janeiro. As atividades de educação ambiental foram inseridas na programação do Festival Rua, Esporte, Mar e Arte (REMA), do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e do Aloha Spirit Festival a convite do Programa Bandeira Azul.
A educação ambiental é um dos quatro pilares do programa e é essencial para promover práticas sustentáveis entre atletas, organizadores e o público. Integrar iniciativas como as do Projeto Albatroz à programação dos eventos fortalece a missão de engajar a sociedade na conservação marinha e costeira, promovendo experiências que aliam lazer, esporte e responsabilidade socioambiental.
“A associação entre esporte e meio ambiente tem se consolidado como tendência em grandes competições. Desde que o Projeto Albatroz inaugurou o seu centro de visitação, em 2023, os convites para eventos esportivos têm aumentado consideravelmente. Isso acontece porque esse público é naturalmente conectado à natureza — que é o palco dessas competições — e está cada vez mais atento à conservação dos ecossistemas”, afirma Thaís Lopes, educadora ambiental do Projeto Albatroz.
Entre os destaques desse calendário esportivo, o Aloha Spirit Festival tem se posicionado como referência em práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Com um espaço exclusivo para as propostas de educação ambiental, os organizadores sempre identificaram o evento como “um grande influenciador de atitudes tanto para os atletas como para o público em geral”, como afirma Noa Magalhães, idealizadora do programa de sustentabilidade:
“Em 2019, implementamos um programa de sustentabilidade que atende aos 17 ODS, integrado à Agenda 2030”, relata Noa. Ela complementa: “Em 2023, o eixo da educação ambiental ganhou um espaço especial por meio do Expo Aloha Ambiental. Este espaço foi inaugurado para a etapa de Saquarema em que o Projeto Albatroz está conosco desde então, contribuindo para sensibilizar, como foi este ano, mais de 600 alunos das escolas municipais, além do público em geral.”
Conhecer para conserva
“Estar presente em atividades ao ar livre, em espaços de contato com a natureza, sensibilizando para a conservação dos albatrozes, petréis e da biodiversidade marinha já é uma estratégia do Projeto Albatroz” – pontua o coordenador de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, Paulo Salomão e complementa: “mas, atuar com o público mediante uma atmosfera positiva, de muita vibração, é ainda mais significativo para o alcance da nossa mensagem.”
A equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz participou de todas as propostas de evento utilizando materiais lúdicos que abordam a conservação do oceano, interagindo com o público para a demonstração das medidas mitigadoras e “instigando o desejo dos participantes em conhecer mais sobre a biologia e conservação dos albatrozes e petréis na nossa exposição imersiva no Centro de Visitação, em Cabo Frio” – como reforça o coordenador Paulo Salomão.
Para Marcelli Ladeira, coordenadora local do programa Bandeira Azul, a educação ambiental é um pilar contínuo e essencial para o município. “O selo exige um compromisso permanente, diário, com práticas ambientais responsáveis. Em Saquarema isso ganha ainda mais força com o nosso calendário esportivo, que permite integrar diferentes atores — como organizadores, poder público, sociedade civil e projetos parceiros — em ações conjuntas de sensibilização”, destaca. Ela ressalta ainda o papel do Projeto Albatroz como parceiro estratégico. “Desde o primeiro convite, a parceria tem se fortalecido a cada edição. Essa união tem feito toda a diferença para a cidade, porque sem mudança de comportamento não há como melhorar as condições das nossas praias”, conclui.
Com a participação ativa de projetos como o Albatroz e o compromisso permanente do programa Bandeira Azul, as atividades de educação ambiental em Saquarema não apenas sensibilizam o público como ampliam o legado positivo deixado pelos eventos esportivos para além das arenas e das praias.
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz gera retorno de sete vezes o inve...
Patrocinada pela Petrobras desde 2006 e integrante da Rede Biomar, a organização se destaca pelas aç...
21/05/2025
21/05/2025 Leia mais
Programação do Dia do Austista conta com a partici...
Roteiro desenvolvido para o Centro Dia privilegiou convivência, conhecimento e bem-estar como formas...
12/04/2025
12/04/2025 Leia mais