X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Evento reúne 130 pessoas em Santos

Fotos: Tadeu Nascimento

 

Cerca de 130 pessoas compareceram ao evento de apresentação de resultados e lançamento do vídeo institucional realizado ontem (16) pelo Projeto Albatroz na sala 1 do Cine Miramar, no Miramar Shopping, em Santos (SP).

Entre os resultados, foram apresentados os do Programa de Educação Ambiental Marinha “Projeto Albatroz na Escola” que, entre 2011 e abril de 2013, envolveu 4.783 estudantes e 235 professores da rede pública e particular de Santos. O principal objetivo desse trabalho foi a sensibilização desse público para a importância da conservação marinha e também de albatrozes e petréis.

Os resultados de pesquisa apresentaram, entre outros dados, o desenvolvimento e aprimoramento de medidas para reduzir a captura incidental dos albatrozes e petréis pelos barcos de pesca oceânica.  Uma delas é colocar o peso que afunda o equipamento de pesca a dois metros anzol. Essa distância permite que o anzol afunde mais rápido, deixando menos tempo disponível para que as aves tentem comer as iscas. O usual, na pesca oceânica, é posicionar o peso a cinco metros do anzol. Essa constatação subsidiou a elaboração da Instrução Normativa 04, em vigor desde 2001, e que obriga os barcos a usarem a distância de dois metros e também o toriline, equipamento que afugenta as aves e as impede de se aproximar das iscas.

Vídeo – O evento também marcou o lançamento do vídeo institucional “Albatroz: Um Projeto Pela Vida” na sala 1 do Cine Miramar, no Miramar Shopping, em Santos. O filme conta a história de mais de duas décadas da organização e suas principais atividades no trabalho de conservação de albatrozes e petréis. Com aproximadamente 30 minutos de duração, foi produzido em linguagem de documentário. A direção é de Raquel Pellegrini, diretora do documentário “Laje dos Sonhos”, e a produção, da Framewave.

Homenagens – Oito parceiros do Projeto Albatroz foram homenageados na noite de ontem. Foram eles: os artistas plásticos Alexandre Huber e José Maurício de Oliveira Martins; a jornalista Christina Amorim, editora do Martim-Pescador, jornal da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo; Vânia Bernal, ex-representante da seção de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Santos; Renata Gonçalves, diretora do Colégio “Átrio & Tatibitati” e Vânia Seixas, ex-secretária municipal de Turismo de Santos, além de Gislaine Garbelini e Leyla Maciel Botafogo, respectivamente gerente setorial de Programas Ambientais e gestora de Programas Ambientais da Petrobras.

Os homenageados receberam um troféu, esculpido em madeira pelos artesões da Associação dos Jovens da Juréia São Paulo, que valoriza a cultura caiçara.

Exposição de Fotos. Além do evento que apresentou o “Albatroz: Um Projeto Pela Vida” e resultados do trabalho da organização, o Miramar Shopping também sedia até segunda-feira a Exposição de Fotos “Projeto Albatroz: Conservando a Biodiversidade Marinha”.  No total, são 16 fotos, que mostram diferentes espécies de albatrozes e petréis e a sua relação com os pescadores. O objetivo é apresentar a problemática da ameaça de extinção dessas aves. A exposição está aberta, gratuitamente, das 10h às 22h na Praça de Eventos, no 1º Piso.

 

 

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais