‘Escola do Mar’ tem participação do Projeto Albatroz na Praia do Peró, em Cabo Frio
Como parte das ações que buscam garantir o selo Bandeira Azul para a Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), a equipe do Projeto Albatroz realizou atividades de sensibilização em prol da conservação marinha com crianças e visitantes. Nos dias 13 e 20 de janeiro e 3 de fevereiro, mais de 50 crianças participaram de oficinas educativas.
A Bandeira Azul é uma certificação internacional que assegura a qualidade de gestão ambiental de praias marítimas e marinas ao redor do mundo. Para obtê-la, é necessário atender a uma série de padrões de conservação do meio ambiente, limpeza, infraestrutura e acessibilidade.
Em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, a equipe do Projeto Albatroz envolveu as crianças em atividades criativas e dinâmicas sobre a conservação do ecossistema costeiro e marinho. Chamada de Escola do Mar, a tenda que recebeu as ações ofereceu pintura de cestos de lixo para reciclagem, jogos de tabuleiro, cruzadinhas e desenhos para colorir cujo tema principal foi o descarte correto do lixo.
Segundo Luiza Garcia, técnica do Projeto, as atividades foram essenciais para ajudar na certificação da Praia do Peró. “A mobilização das crianças através das atividades propostas pela Escola do Mar foi fundamental para o sucesso da fase piloto do Bandeira Azul, pois a educação ambiental está entre os critérios avaliados para obtenção da certificação”.
Além disso, a equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociambiental, também ofereceu informações sobre os trabalhos do instituto e explicou aos visitantes a importância de zelar pela sobrevivência das espécies de albatrozes e petréis no litoral brasileiro, bem como pela limpeza dos oceanos.
Na praia, também aconteceram outros eventos ligados à temática ambiental, como: coleta de microlixo, gincanas, palestras sobre boas práticas de saúde, cuidados com exposição ao sol, orientações sobre minimização de geração de resíduos sólidos, segurança no mar, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, entre outros.
Programa Bandeira Azul
Presente no Brasil desde 2004, o Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional de qualidade de gestão ambiental de praias marítimas, fluviais, lacustres e marinas. Ele foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR). Pleitear sua certificação envolve atender a uma série de exigências de conservação ambiental, educação e envolvimento com o poder público e comunidades locais.
Obter o selo é uma garantia de que a praia atende a critérios de acessibilidade, infraestrutura, saneamento, limpeza, segurança e gerenciamento ambiental. A certificação assegura o monitoramento da balneabilidade da praia, banheiros limpos, instalações adequadas para pessoas com deficiência, equipe de guarda-vidas, primeiros socorros, atividades de informação e educação ambiental.
Mais informações em: http://www.bandeiraazul.org.br/
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais