X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz leciona curso na Unifesp Santos

Foto Noti?cias_Curso de Educac?a?o Ambiental GEEAC

Educação Ambiental Marinha foi o tema do curso que os integrantes da equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz Cynthia Ranieri, Érica Stange e Rafael Monteiro lecionaram na última semana para estudantes da Unifesp de Santos. O principal objetivo do curso foi instigar os participantes a refletirem sobre seu processo de formação pessoal, diante de todas as concepções de Educação Ambiental existentes.

A equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é reconhecida em âmbito internacional pelo trabalho de conservação de espécies de albatrozes e petréis. Elas são grandes aves oceânicas que passam a maior parte da vida em alto mar e morrem em decorrência de sua captura incidental na interação com a pesca de espinhel.

Além disso, o Projeto também atua no desenvolvimento de políticas públicas em prol destes animais, pesquisas científicas e o trabalho em projetos de Educação Ambiental visando a sensibilização de diversos públicos.

Autonomia

A turma formada por cerca de 20 alunos da universidade, em sua maioria ligados a cursos da área ambiental participaram de três dias de atividades. Dinâmicas de integração e discussões sobre educação, experiências pessoais, modelos de ensino, aspectos pedagógicos, entre outros assuntos interessantes à Educação Ambiental foram abordados.

Segundo o responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz e pelas atividades do curso, Rafael Monteiro, a ideia é que os todos repensem sobre o processo educador ambientalista que viveram ao longo da vida, entendam as opções políticas, os princípios que guiam a educação e como tudo isso se relaciona com a história de vida deles.

“Isso dará autonomia para que os alunos possam repensar suas práticas, seu modo de pensar e ser nesse mundo”, explica.

O curso ‘(Re)conhecendo a Educação Ambiental’ do Projeto Albatroz foi oferecido ao Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Cultura (GEEAC) e teve apoio do Centro Acadêmico Nautilus, da Unifesp. Foi realizado entre quarta e sexta-feira (24) de novembro, na sede do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Rua Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada, Santos.

Foto Noti?cias_Curso de Educac?a?o Ambiental 4 Foto Noti?cias_Curso de Educac?a?o Ambiental GEEAC 5 Foto Noti?cias_Curso de Educac?a?o Ambiental GEEAC 6 Foto Noti?cias_Curso de Educac?a?o Ambiental GEEAC 2 Foto Noti?cias_Curso de Educac?a?o Ambiental GEEAC 3

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais