X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Encontro do Coletivo Jovem Albatroz com União de Mulheres da Zona Noroeste rende ótimas ideias

Integrantes do Coletivo junto à União de Mulheres da Zona Noroeste

No último fim de semana as integrantes do Coletivo Jovem Albatroz Arianne Fonseca e Jéssica Massuda participaram da Roda de Conversa da União de Mulheres da Zona Noroeste, uma iniciativa do Instituto Coragem ZN e da Cooperdique (Cooperativa de Costureiras do Dique da Vila Gilda), realizada na Associação de Melhoramentos do Bairro Jardim Castelo, em Santos-SP. Durante o encontro as integrantes do Coletivo ministraram palestra e propuseram uma reflexão sobre o que é um coletivo e todas as possibilidades de ações que o permeiam e, ainda compartilharam suas experiências apoiadas pelo Projeto Albatroz, com o patrocínio da Petrobras.

Entre os assuntos abordados na palestra estão como organizar e planejar atividades de maneira a estimular o crescimento em conjunto e a troca de experiências e olhares. De acordo com Jéssica Branco, coordenadora do Coragem ZN e integrante da União, o planejamento de ações do ano letivo ficou bem mais rico graças ao encontro. “A Arianne e a Jéssica conquistaram a atenção da União de Mulheres e as inspiraram sobre um universo de possibilidades ainda desconhecido para o nosso grupo que tem apenas 1 ano. Fiquei muito contente com o resultado”, afirma Jéssica Branco.

Além da palestra, o Coletivo realizou dinâmica com a qual as integrantes da União puderam escrever em papéis sobre o significado do grupo, seus objetivos, metas e sonhos. “Eu gostei bastante de ter conhecido a União e da receptividade que tiveram ao que levamos. Achei interessante a percepção do fato de que apesar de termos temas diferentes em nossos coletivos, existirem tantas possibilidades de trocas e até mesmo de parcerias com ações em comum.”, acrescenta Arianne.

De acordo com Jéssica Massuda, o que chamou atenção na atividade foi o aprendizado sobre como a União de Mulheres complementa de forma motivadora e particular a vida de cada uma. “A luta delas pela qualidade e bem estar da sua comunidade, como um todo, as fazem buscar meios (forças, ouvir, falar, trocar) para se colocar em prática todos os seus ideais, principalmente aqueles que foram levantados durante  a atividade que fizemos.”, complementa Jéssica Massuda.

União de Mulheres da Zona Noroeste - Com o objetivo de fortalecer as mulheres da Zona Noroeste e realizar ações em conjunto, em prol da região mais carente de Santos, o coletivo é organizado pelo instituto Coragem ZN, em parceria com a Cooperdique e conta com encontros mensais no formato de “Rodas de Conversa” nas quais são debatids temas diversos, assistem a palestras e planejam eventos com o foco do grupo.

Um movimento de sucesso da União, que já faz parte do calendário da Cidade, é o “Café Inspiração” em homenagem ao Dia da Mulher. Com duas edições já executadas, o evento conta com diversos apoiadores de comércio e serviço local e oferece um café da manhã, ao mesmo tempo em que inspira as mulheres com uma programação voltada ao fortalecimento e cuidado com a mulher da Zona Noroeste.

Foto Not?cias_uiui Foto Not?cias_tfgtfg Foto Not?cias_jghj Foto Not?cias_hjn Foto Not?cias_fvdv

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais