Em Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a participação do Projeto Albatroz
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de trabalho da empresa
Criado para gerar oportunidades aos trabalhadores de diversas áreas da Petrobras conhecerem de perto o trabalho realizado pelas iniciativas patrocinadas pelo Programa Petrobras Socioambiental, o Dia da Família aconteceu nos últimos dias 10 e 11 na EDISA, em Santos (SP). O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras desde 2006, marcou presença no evento com um estande e diversas atividades de sensibilização para crianças e adultos.
Uma das que mais chamou atenção dos participantes foi um grande globo terrestre inflável que demonstra as rotas de voo das principais espécies de albatrozes que se alimentam nas águas brasileiras. Ao observarem como as aves dão a volta ao mundo em busca de alimento e locais para reprodução, as pessoas ficam curiosas para saber mais sobre sua conservação, as ameaças que enfrentam e como podem ajudar.
Outra atividade que conquistou as famílias pela possibilidade de interagirem e aprenderem juntas foi o espaço de pintura, que oferecia uma série de desenhos feitos pelo artista Huber Arte Marinha, representando as principais espécies de albatrozes, como o albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris) e o albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos).
“Um dos principais desafios da conservação de aves oceânicas como os albatrozes e petréis é aproximá-las do público”, explica a educadora ambiental Arianne Fonseca. “As pessoas só conservam aquilo que conhecem, por isso apresentar diversas atividades que as familiarizem com esses animais é algo muito importante para nós”.
O jogo da memória marinha também permitiu que as famílias conhecessem outras espécies de animais conservados pela Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, além da própria Petrobras. A equipe do Projeto Albatroz também aproveitou o evento para interagir com outras instituições patrocinadas pela Petrobras, como os institutos Gremar e Supereco, Meros do Brasil, ProFRANCA (Instituto Australis), Projeto Boto-Cinza, Projeto Budiões e Projeto Rebimar.
Bruno Pereira, funcionário da Petrobras presente no evento com sua família, analisou a importância da sensibilização ambiental: "Eventos como esse nos ajudam a entender e a nos aproximar de temas que são muito bem exemplificados pelos projetos parceiros".
Na opinião de Mariana dos Santos, também funcionária da empresa que participou do evento com seus filhos, participar de atividades de sensibilização com a família é muito importante para a formação das crianças. “Dias assim são muito importantes para nós que trabalhamos na Petrobras conhecermos as propostas apoiadas pela empresa e aproximarmos as crianças de temas socioambientais que são cada vez mais urgentes.”
Aproximar as pessoas do oceano, compartilhando informações e curiosidades sobre o ecossistema, sensibilizando-as sobre a importância da conservação dele e de suas espécies é uma das principais metas da Década do Oceano, estabelecida pelo ONU para os anos entre 2021 e 2030, e incorporada nas atividades do Projeto Albatroz.
Leia mais
+ Notícias
Centro de Visitação do Projeto Albatroz terá catra...
Expectativa é de atrair turistas e moradores para conhecer o espaço de educação ambiental entre os d...
17/12/2024
17/12/2024 Leia maisInteração de albatrozes com radiossondas meteoroló...
Resíduos de radiossondas nunca retiradas do oceano podem levar ao emalhe dessas aves, causando infec...
16/12/2024
16/12/2024 Leia mais