Em Santos (SP), Coletivo Jovem Albatroz abre inscrições para curso sobre perspectivas da conservação oceânica para a juventude
No total, há 25 vagas para integrar o coletivo e participar da formação presencial, que ocorrerá na Universidade Santa Cecília
Até o dia 17 de agosto (domingo), jovens de 18 a 29 anos poderão se inscrever para a seleção do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), iniciativa de educação ambiental e protagonismo juvenil do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No total, há 25 vagas abertas para integrar as atividades do grupo e participar do curso gratuito “Diferentes Perspectivas sobre a Conservação Oceânica para a Juventude”. O curso será realizado em uma série de encontros presenciais na Universidade Santa Cecília, em Santos (confira o edital completo neste link).
Com as atenções voltadas para a cultura oceânica e a conservação marinha, no âmbito da Década do Oceano, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar o público sobre a importância do oceano e mobilizar a sociedade civil organizada em ações que favoreçam a sustentabilidade dos mares e sua biodiversidade, o CJA propõe uma formação para aproximar a juventude das mais diversas perspectivas sobre a conservação, estimulando seu engajamento.
"Nossos encontros sempre estão baseados na construção de uma educação ambiental crítica e dialógica, por esse motivo queremos construir por meio do diálogo uma visão mais ampla e aprofundada sobre a conservação oceânica", explica a educadora responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes. "Nossas atividades terão como fio condutor a construção de uma intervenção artística colaborativa através dos assuntos abordados nos encontros, com o objetivo de potencializar o aprendizado durante a prática", explica.
Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz serão realizados duas vezes por semana, entre os meses de setembro e novembro, às terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, na Universidade Santa Cecília (Rua Oswaldo Cruz, 277 - Boqueirão, Santos).
Pré-requisitos
Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos, morar em uma das nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente), disponibilidade para participar dos encontros e interessar por educação ambiental, trabalhos colaborativos e conservação marinha. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. No CJA, todos podem contribuir com suas experiências para a criação de atividades para a conservação de ambientes marinhos e costeiros, por isso, são bem-vindos estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento.
Inscrições
As inscrições recebidas deverão ser realizadas via Google Forms até o dia 17 de agosto, às 23h59, e serão avaliadas pelos coordenadores responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz. No dia 22 de agosto, os jovens selecionados serão contactados por e-mail ou telefone. Dúvidas sobre as inscrições deverão ser enviadas dentro do prazo para os emails afonseca@projetoalbatroz.org.br e tlopes@projetoalbatroz.org.br.
Turmas anteriores
Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens para que possam se tornar lideranças na conservação marinha e costeira. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do CJA realizam diversos cursos, oficinas, saídas de campo e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e ao Meio Ambiente, apresentando suas experiências.
Mais de 120 jovens de várias regiões do Brasil já foram envolvidos nas ações e cursos do CJA, que abrangeram temas como: políticas públicas, educação ambiental, captação de recursos para projetos ambientais, educomunicação, produção audiovisual e artística.
Leia mais
+ Notícias

Impacto social é destaque no Arraiá do Albatroz, r...
Inclusão, representatividade e geração de renda para comunidade local definiram os requisitos da org...
04/08/2025
04/08/2025 Leia mais
Mais de 1.500 pessoas participaram das atividades ...
Evento reuniu visitantes de toda a Região dos Lagos para apresentações de música, dança, cultura e f...
28/07/2025
28/07/2025 Leia mais