X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Educadores ambientais da Rede Biomar dão início a construção de Plano Político Pedagógico na Bahia

WhatsApp Image 2022-06-14 at 14.15.40

Evento organizado pelo Projeto Coral Vivo deu início ao PPP focado na Educação Infantil

Referência na educação ambiental marinha, a Rede Biomar, formada por cinco projetos de conservação patrocinados pela Petrobras, se reuniu na cidade de Arraial d’Ajuda, na Bahia, para o evento ‘Educação Ambiental na Educação Infantil: uma proposta de unicidade no Plano Político Pedagógico (PPP)’. O Projeto Albatroz marcou presença com sua equipe de educadoras formada por Cynthia Ranieri, Paula Montenegro e Thaís Lopes.

O evento, organizado em maio pelo Projeto Coral Vivo, contou com a participação de grande parte dos educadores ambientais da rede, que tem atuação em toda a costa brasileira, conservando mais de 60 espécies de aves, corais, golfinhos, baleias e peixes.

Durante os dois dias de encontro, foi proposta a construção coletiva inédita de um PPP, para garantir de forma conceitual e metodológica que as particularidades de cada projeto de conservação se mantenham diante da multiplicidade de suas ações pedagógicas, ao mesmo tempo que toda a Rede Biomar trabalha em sinergia, com objetivos e mensagens em comum.

A reunião teve como facilitadora a educadora Lourdes Brazil dos Santos, que trouxe uma programação de dinâmicas, exposições, reflexões sobre textos, exercícios de escrita, e a identificação de estratégias para embasar o plano voltado para Educação Infantil. 

Com o encontro presencial que marcou o início da construção do Plano Político Pedagógico da Rede Biomar, as equipes de educação ambiental da rede continuarão trabalhando em conjunto para finalizá-lo e revisá-lo antes da publicação oficial. 

Sobre a Rede Biomar

A Rede de conservação da Biodiversidade Marinha (Rede Biomar) reúne cinco Projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. São atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras.

Juntos, ao longo de dez anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que  fortalecem a importância desse trabalho. A Rede Biomar é hoje uma referência em ações de conservação em todo o Brasil, e nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais visando obter excelência em projetos de biodiversidade marinha.

Foto_notícia (1)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais