Educadores ambientais da Rede Biomar dão início a construção de Plano Político Pedagógico na Bahia
Evento organizado pelo Projeto Coral Vivo deu início ao PPP focado na Educação Infantil
Referência na educação ambiental marinha, a Rede Biomar, formada por cinco projetos de conservação patrocinados pela Petrobras, se reuniu na cidade de Arraial d’Ajuda, na Bahia, para o evento ‘Educação Ambiental na Educação Infantil: uma proposta de unicidade no Plano Político Pedagógico (PPP)’. O Projeto Albatroz marcou presença com sua equipe de educadoras formada por Cynthia Ranieri, Paula Montenegro e Thaís Lopes.
O evento, organizado em maio pelo Projeto Coral Vivo, contou com a participação de grande parte dos educadores ambientais da rede, que tem atuação em toda a costa brasileira, conservando mais de 60 espécies de aves, corais, golfinhos, baleias e peixes.
Durante os dois dias de encontro, foi proposta a construção coletiva inédita de um PPP, para garantir de forma conceitual e metodológica que as particularidades de cada projeto de conservação se mantenham diante da multiplicidade de suas ações pedagógicas, ao mesmo tempo que toda a Rede Biomar trabalha em sinergia, com objetivos e mensagens em comum.
A reunião teve como facilitadora a educadora Lourdes Brazil dos Santos, que trouxe uma programação de dinâmicas, exposições, reflexões sobre textos, exercícios de escrita, e a identificação de estratégias para embasar o plano voltado para Educação Infantil.
Com o encontro presencial que marcou o início da construção do Plano Político Pedagógico da Rede Biomar, as equipes de educação ambiental da rede continuarão trabalhando em conjunto para finalizá-lo e revisá-lo antes da publicação oficial.
Sobre a Rede Biomar
A Rede de conservação da Biodiversidade Marinha (Rede Biomar) reúne cinco Projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. São atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras.
Juntos, ao longo de dez anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho. A Rede Biomar é hoje uma referência em ações de conservação em todo o Brasil, e nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais visando obter excelência em projetos de biodiversidade marinha.
Leia mais
+ Notícias
Apropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia maisTartarugas marinhas de espécies ameaçadas de extin...
Animais resgatados pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias do Instituto Albatroz apresenta...
05/11/2024
05/11/2024 Leia mais