X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Depoimento sobre o Encontro Nacional da Rede Jovem Mar

Encontro Nacional da Rede Biomar.

Depoimento sobre o Encontro Nacional de Jovem Mar

O encontro realizado na Praia do Forte-BA aconteceu entre os dias 5 e 8 de Novembro, mas a caminhada para chegar até aqui começou muito antes. Em setembro de 2015 quinze jovens da Baixada Santista inscreveram-se em um processo seletivo. Teve início o Coletivo Jovem Albatroz.  Todos os sábados foram realizados encontros para a elaboração de um diagnóstico da baixada santista e para aprender mais sobre Educomunicação. Durante a semana trabalhávamos no projeto Albatroz. Pudemos realizar várias atividades, desde ir a escolas pelo programa de Educação Ambiental, até ajudar o pessoal da Medicina da Conservação.

Conforme se aproximava o esperado dia do Encontro Nacional a expectativa aumentava! Era fácil identificar os rostos ansiosos antes da viagem e, ao chegar no evento, foi ainda mais fácil identificar a alegria de todos. O encontro reuniu outros jovens que fazem parte da rede Biomar, composta por cinco projetos que atuam pela conservação marinha. Todos são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. São eles: Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Projeto Tamar. Além do Projeto Albatroz, claro!

Nos primeiros instantes houve uma mistura de timidez e receio de ser o primeiro a falar. Mas o “gelo” foi quebrado rapidamente com as dinâmicas de apresentação. Em poucos minutos todos se sentiam à vontade para dizer quem eram e o que esperavam.

No intervalo para o lanche podíamos pintar quadros coletivamente.  Cada um ia acrescentando um detalhe ao quadro. Até aqueles que nunca foram muito bons em desenho, se arriscaram! E no final os quadros ficaram lindos! O intervalo também era o momento perfeito para tirar dúvidas e conversar com os outros jovens sobre outras coisas. A maioria das dúvidas eram sobre regiões tão distantes de nós, como o pessoal do Tamar do interior de Ceará ou o pessoal de Caravelas, do Baleia Jubarte. A sensação já no primeiro dia era de que ganhamos amigos para a vida e parceiros na luta pelo meio ambiente. Nos víamos tão distante geograficamente e tão próximo nos ideais e na vontade de buscar caminhos para um meio ambiente cada vez mais conservado.

Contato com diversidade cultural e jovens de diferentes faixas etárias nos trouxeram inspiração

Todos estavam empenhados. Cada projeto apresentou o seu “Mapa Falado”, que é a representação gráfica de uma situação problematizada de certa comunidade. É elaborado coletivamente por um grupo de pessoas, que identificam problemas e propostas de soluções para os mesmos. Nós, do Coletivo Jovem Albatroz, levantamos informações socioambientais da Baixada Santista, buscamos fotos e fizemos um vídeo! O Tamar-PF desenhou a comunidade em uma grande cartolina, Tamar-Ubatuba fez uma apresentação de teatro, Tamar-Ceará um mapa com colagem em feltro, Baleia Jubarte, um mapa gigante foi produzido e impresso em formato de “banner”, Coral Vivo um mapa desenhado e apresentação em PowerPoint, assim como os jovens do Golfinho Rotador.  Todos estavam muito empenhados em apresentar suas regiões e foram tão eficientes que até parece que a gente já esteve em cada um daqueles lugares!

Um momento importante do encontro se deu na realização de um sorteio entre todos os jovens e a partir daí formaram-se grupos mistos para elaboração de um plano de ação. Neste plano deveríamos expor os problemas em comum de cada região e elaborar soluções viáveis para os mesmos. Feitas as apresentações, realizamos uma discussão sobre quais soluções levaríamos para casa. Foi unânime a necessidade de Incentivo a participação cidadã. Concluímos que uma pequena ação pode resolver um grande problema. Deveríamos retornar com mais empenho pessoal, com a ideia de que os jovens precisam atuar.

Nós do Coletivo Jovem Albatroz já participamos de reuniões de órgãos ambientais abertas público, além de nossas atividades no programa de educação ambiental. mas teve mais. além disso, ao retornar decidimos nos organizar para participar de eventos em universidades. No final de novembro próxima estivemos presentes na Unifesp, onde exibimos o vídeo que produzimos e ficamos disponíveis para conversar com os estudantes. Foi uma ótima oportunidade para conscientizar mais pessoas e juntos irmos formando nossa corrente do bem.

No encerramento do encontro havia uma mistura de satisfação e de saudades antecipadas. Criamos um grupo no whatsapp onde podemos manter contato, compartilhar as novidades do dia-a-dia e de cada projeto.  Fica a certeza de que nos encontraremos em breve e de que temos trabalho duro pela frente! Vamos nos esforçar para termos muito o que compartilhar em nosso próximo encontro!

Eu, em nome do Coletivo Jovem Albatroz agradeço aos Projetos, em especial ao Albatroz, à Petrobras e a todos que estiveram presente nestes dias, nos proporcionando esta experiência difícil de descrever.  Obrigada!

 

Veja o albúm de fotos sobre o encontro.

 

 

Texto de Ana Júlia F. L. Giacometti Lemes, em nome de todos os jovens do Coletivo Albatroz 

Encontro Nacional da Rede Biomar. Encontro Nacional da Rede Biomar. Encontro Nacional da Rede Biomar. Encontro Nacional da Rede Biomar. Encontro Nacional da Rede Biomar.

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais