Curso de Observadores de Bordo é realizado no Espírito Santo
Entre os dias 16 e 19 de março, foi realizado o Curso de Observadores de Bordo, no Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), Campus de Piúma.
O trabalho dos observadores de bordo é fundamental para o estudo da conservação dos albatrozes e petréis. Durante as viagens, eles coletam dados científicos sobre a interação das aves marinhas com a pesca e realizam testes de medidas que reduzem a sua mortalidade, entre elas o toriline. No curso, são apresentadas as rotinas e o perfil necessário para exercer a função. Os participantes também são preparados para informar os pescadores sobre a importância do uso destas medidas mitigadoras.
"A turma foi um sucesso, com cerca de 40 participantes. Durante o curso, apresentamos as aptidões necessárias para se tornar um observador de bordo. É um momento decisivo, pois cada embarque dura aproximadamente um mês e algumas pessoas percebem que não tem essa disponibilidade. Ao final, os realmente interessados se identificam e mantêm contato com o projeto, para seguir as próximas etapas da formação", conta Fabiano Peppes, Coordenador Técnico do Projeto Albatroz.
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...
Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...
18/03/2025
18/03/2025 Leia mais
Em Itajaí (SC), Projeto Albatroz realiza experimen...
Em parceria com o IFSC, técnicos testam a eficácia de estratégias como o uso do toriline e o regime ...
06/03/2025
06/03/2025 Leia mais