Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem sobre conservação marinha com o Projeto Albatroz no RJ | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem sobre conservação marinha com o Projeto Albatroz no RJ

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e sensibilizar sobre a conservação 

No dia 13 de fevereiro, o Centro de Visitação do Projeto Albatroz recebeu a visita de 35 crianças, com idades entre 7 e 17 anos, assistidas pelo projeto social Leão de Judá, que há uma década atua no bairro do Jacaré, em Cabo Frio (RJ). A comunidade é uma das contempladas com acesso gratuito às visitas mediadas pelos pavilhões do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, onde o público vivencia uma experiência imersiva sobre biodiversidade marinha, cultura oceânica e conservação de albatrozes e petréis.

Movido pelo desejo de transformação social, André Luiz Penha, coordenador do projeto, também conhecido como Gugu, atende atualmente cerca de 250 crianças da comunidade, incluindo crianças atípicas. O Leão de Judá se mantém por meio de doações que viabilizam a prática de diversos esportes, oferece alimentação, assistência social e atividades culturais – como a visita recente ao Projeto Albatroz.

“Conseguimos uma parceria para o transporte das crianças e decidimos levá-las ao espaço, que conheci recentemente e achei incrível. Foi uma oportunidade enriquecedora, tanto educativa e cultural quanto de cidadania para elas", conta Gugu. “O acolhimento de toda a equipe do Projeto Albatroz às nossas crianças foi essencial para o encantamento delas com o espaço e com o oceano”.

A visita do grupo é um reflexo das ações estratégicas de Relacionamento com a Comunidade, intensificadas no início deste ano, que visam estreitar os laços entre o Projeto Albatroz e as populações do entorno, facilitando a visita, as atividades e as vivências no Centro de Visitação com entrada gratuita durante todo o ano. A Educação Ambiental, já presente por meio do Coletivo Jovem e do Programa Albatroz nas Escolas, agora busca fortalecer a rede colaborativa da região, incentivando o protagonismo comunitário na conservação marinha.

"Nosso objetivo é trazer as comunidades do entorno do nosso centro para cada vez mais próximo, para que se sintam parte do nosso projeto e também da conservação da biodiversidade e das belezas naturais de Cabo Frio", explica o coordenador de educação ambiental do Projeto Albatroz, Paulo Salomão. "Queremos receber cada vez mais visitas como esta, do Leão de Judá, para aprendermos e, assim, crescermos juntos".

Os moradores dos bairros do entorno do Centro de Visitação, como Jacaré, Porto do Carro, Boca do Mato, Estradinha, Vila do Ar, Jardim Esperança e  Monte Alegre podem visitar o espaço gratuitamente durante todo o ano, mediante apresentação de comprovante de residência recente. As visitações ocorrem às quintas e sextas-feiras, de 10h às 18h, com fechamento da Bilheteria às 17h. Para agendar visitas de grupos e projetos sociais, é necessário fazer o agendamento prévio pelo formulário disponível neste link.


Leia mais

+ Notícias

Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais
Foto_Noti?cia

Aos 74 anos, albatroz mais longeva do mundo gera m...

Anilhada em 1956, estima-se que Wisdom teve mais de 30 filhotes até agora. Ave é a mais longeva de q...

13/02/2025

13/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais