• Portugues
  • English
  • Spanish

Coordenadora do Projeto Albatroz é renomeada para subcomitê científico

 

Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz, foi renomeada como membro do Subcomitê Científico do Comitê Permanente de Gestão (CPG) de Atuns e Afins. O CPG é um órgão consultivo e de assessoramento técnico do Ministério da Pesca e Aquicultura e, entre seus objetivos, está o fornecimento de subsídios para a implementação da política brasileira para a pesca de atuns e afins.

Esses peixes têm alto valor comercial e sua captura – estabelecida em cotas - está relacionada a acordos internacionais que regulam a pesca em águas sob a jurisdição de diferentes países. Entre os critérios que definem as cotas de pesca de cada país, estão aqueles que consideram a adoção de medidas para reduzir a captura de aves oceânicas em perigo de extinção, entre elas albatrozes e petréis.

Uma das tarefas de Tatiana, enquanto membro do Subcomitê Científico, é apontar  resultados de pesquisas em prol da conservação de aves marinhas realizadas pelo Projeto, para que esses estudos possibilitem a criação de políticas públicas em benefício dessas aves.  Um exemplo nesse sentido, em nível nacional, é o Plano de Ação Nacional de Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) que, principalmente, determina, a níveis mínimos, a captura não-intencional de albatrozes e petréis pelos barcos de espinhel pelágico. A elaboração do PLANACAP foi assessorada tecnicamente pelo Projeto Albatroz.

Em nível internacional, outro exemplo de participação do CPG é a assessoria técnica ao governo brasileiro em suas participações nos fóruns internacionais organizados pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT, na sigla em inglês), organização internacional de ordenamento pesqueiro no Oceano Atlântico e mares adjacentes. Uma dessas recomendações, aprovada em novembro de 2011, teve a contribuição do Projeto Albatroz.

Tatiana, além de coordenar o Projeto Albatroz, organização patrocinada pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental, é também conselheira do Fórum do Mar. O Fórum é uma organização formada por cidadãos para discutir assuntos relacionados à costa e ao mar brasileiros, principalmente no que se refere às políticas públicas do País que devem ser elaboradas para essa área. Ela também é membro do Conselho do Mar da Reserva da Biosfera da Mata atlântica e do Grupo Marinho da Frente Parlamentar Ambientalista. 

 


Leia mais

+ Notícias

Dimas Gianuca (11)

No dia das aves, um pouco sobre as aves marinhas e...

Quando qualquer pessoa pergunta o que é uma ave marinha, o que vem à mente da maioria das pessoas é uma gaivota, ave comum em todas as praias e costas do mundo. ...

05/10/2020 Leia mais
Foto Noti?cias_Planacap confere?ncia virtual

Reunião anual de monitoria do PLANACAP é realizada...

Criado em 2006 como objetivo de colocar em prática estratégias de conservação específicas para albatrozes e petréis que sobrevoam águas brasileiras e se alimenta...

23/09/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais