X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

'Consuma São' provoca reflexões sobre o consumo na Praia do Peró

Foto Notícias_ConsumaSão 5

Atividade de educação ambiental liga o consumo consciente à conservação dos oceanos em prol das espécies marinhas

Após dois anos de testes, a Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), recebeu a certificação internacional do Selo Bandeira Azul no último mês de novembro. A praia foi a primeira do estado a hastear a bandeira que atesta um conjunto de critérios positivos de acessibilidade, infra-estrutura, limpeza, segurança e informações aos banhistas. Para compartilhar reflexões sobre consumo e a conservação marinha, a equipe do Projeto Albatroz realizou, no último fim de semana, a atividade ‘Consuma São’, como parte da programação de educação ambiental do Programa Bandeira Azul.

Entre os dias 11 e 13, os educadores ambientais do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, conversaram com os visitantes sobre o que é consumir ‘são’, ou seja, conscientemente. Durante a ação, os banhistas foram conduzidos por um trajeto de areia com trechos simulando praias limpas em contraste com praias degradadas e diversos tipos de lixo comumente descartados nestes locais, como sacolas, garrafas plásticas, copos, etc.

A ideia é que os participantes tivessem uma reflexão mais profunda sobre a cultura, o consumo e seus impactos nos ambientes costeiros e marinhos. Neste cenário, os animais são os mais ameaçados pela poluição. O lixo plástico descartado nos oceanos é, atualmente, uma das principais ameaças à sobrevivência de albatrozes, petréis e tartarugas marinhas.

A coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, explica que isso acontece porque os animais se alimentam do plástico ao confundirem os objetos com seu alimento e também por ficarem presos em lacres, redes e outros itens descartados no mar.

“Nossa proposta é estabelecer um diálogo e informar os visitantes sobre essa problemática que é tão atual, porque o lixo que produzimos na praia acaba virando lixo marinho também”, afirma Cynthia. “Refletir sobre o consumo e desperdício exagerados é importante para reduzir os impactos negativos nos animais marinhos".

Através da experiência com os resíduos, crianças, adultos e idosos puderam compartilhar suas percepções sobre o consumo, desperdício, limpeza das praias e como é possível contribuir para a conservação dos oceanos. No ano passado, a atividade aconteceu nos finais de semana de janeiro nas praias de Santos (SP), cidade onde está localizada a sede do projeto.

Consuma São

Data: 11, 12 e 13 de janeiro de 2019.

Horário: 10 às 17 horas.

Local: Praia do Peró, Cabo Frio (RJ).

Participação: gratuita para todas as idades.

Programa Bandeira Azul

Presente no Brasil desde 2004, o Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional de qualidade de gestão ambiental de praias marítimas, fluviais, lacustres e marinas. Ele foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Obter o selo do Programa Bandeira Azul é uma garantia de que a praia atende a critérios de acessibilidade, infra-estrutura, saneamento, limpeza, segurança e gerenciamento ambiental. A certificação assegura o monitoramento da balneabilidade da praia, banheiros limpos, instalações adequadas para pessoas com deficiência, equipe de guarda-vidas, primeiros socorros, atividades de informação e educação ambiental.

Mais informações em: http://www.bandeiraazul.org.br/

 

Foto Notícias_ConsumaSão 4 Foto Notícias_ConsumaSão 1 Foto Notícias_ConsumaSão 3 Foto Notícias_ConsumaSão 2 WhatsApp Image 2019-01-14 at 13.54.36 (1)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais