X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Confira os vídeos produzidos pelo Coletivo Jovem Albatroz durante o curso de Produção Audiovisual

Foto Notícias__CJA vídeo PAE

Jovens buscaram inspiração nas aves marinhas e nas atividades do Projeto Albatroz

O Coletivo Jovem Albatroz (CJA) é uma iniciativa do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No final de setembro, o CJA encerrou mais uma de seus cursos com a formação de sete jovens. Durante o curso Produção Audiovisual – Uma ferramenta educomunicação para processos de educação ambiental em ambientes costeiros e marinhos, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre as atividades realizadas pelo Projeto, referenciais em educação ambiental, a conservação dos oceanos e das aves marinhas. E, é claro, como o foco do curso, aprenderam as técnicas de produção audiovisual.

Para ministrar a parte técnica, o CJA contou com a parceria do Projeto GerminAção, grupo formado por jovens do coletivo que atuam com produção de multimídias, além disso, contou com o apoio especial do Clube de Canoagem Canoa Caiçara, que cedeu gentilmente seu espaço para os encontros.

Durante os encontros, os participantes conheceram membros do Projeto Albatroz,e aprenderam juntos sobre o funcionamento das suas diferentes áreas como técnica, comunicação e educação ambiental. Dessa forma, puderam ir dialogando sobre os temas para criação dos vídeos como um produto final do curso.

Segundo a responsável pelo CJA, Thaís Lopes: “Um dos princípios dos Coletivos de Meio Ambiente é que uma geração aprende com a outra e isso ficou claro com a participação do Projeto GerminAção na equipe pedagógica do curso”. De acordo com ela, ver o Projeto GerminAção, formado por jovens que compõem o CJA, se consolidar com o trabalho de produção audiovisual é bem positivo e importante para comunicar sobre os processos de educação ambiental que vivenciamos em nosso território. 

Os jovens planejaram e produziram cada etapa, desde a criação até a edição dos vídeos. Alguns deles acompanharam as atividades do programa “Albatroz na Escola” (PAE), com alunos de primeira infância, para captar as imagens e elaborar o roteiro do primeiro vídeo referente ao PAE. Já o outro vídeo retratou o CJA, mostrando as ações que são desenvolvidas nos encontros. “A maior dificuldade está no primeiro passo, pareceu complicado inicialmente conseguir organizar as ideias e imaginar um produto real brotando dali”, afirmou a jovem Milene Moraes.

O CJA atua com jovens de 18 a 29 anos e é composto por membros de diferentes áreas de formação e trabalho. O curso buscou incentivar a troca de experiências dos jovens e viabilizou um aprendizado importante para que os jovens se inserissem no mercado de trabalho. “Mesmo atuando na área audiovisual há mais de quatro anos, eu pude amadurecer alguns conceitos relacionados à produção ligada à temática socioambiental”, contou André Souza, jovem que ficou responsável pela edição dos produtos.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais