Confira os vídeos produzidos pelo Coletivo Jovem Albatroz durante o curso de Produção Audiovisual
Jovens buscaram inspiração nas aves marinhas e nas atividades do Projeto Albatroz
O Coletivo Jovem Albatroz (CJA) é uma iniciativa do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No final de setembro, o CJA encerrou mais uma de seus cursos com a formação de sete jovens. Durante o curso Produção Audiovisual – Uma ferramenta educomunicação para processos de educação ambiental em ambientes costeiros e marinhos, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre as atividades realizadas pelo Projeto, referenciais em educação ambiental, a conservação dos oceanos e das aves marinhas. E, é claro, como o foco do curso, aprenderam as técnicas de produção audiovisual.
Para ministrar a parte técnica, o CJA contou com a parceria do Projeto GerminAção, grupo formado por jovens do coletivo que atuam com produção de multimídias, além disso, contou com o apoio especial do Clube de Canoagem Canoa Caiçara, que cedeu gentilmente seu espaço para os encontros.
Durante os encontros, os participantes conheceram membros do Projeto Albatroz,e aprenderam juntos sobre o funcionamento das suas diferentes áreas como técnica, comunicação e educação ambiental. Dessa forma, puderam ir dialogando sobre os temas para criação dos vídeos como um produto final do curso.
Segundo a responsável pelo CJA, Thaís Lopes: “Um dos princípios dos Coletivos de Meio Ambiente é que uma geração aprende com a outra e isso ficou claro com a participação do Projeto GerminAção na equipe pedagógica do curso”. De acordo com ela, ver o Projeto GerminAção, formado por jovens que compõem o CJA, se consolidar com o trabalho de produção audiovisual é bem positivo e importante para comunicar sobre os processos de educação ambiental que vivenciamos em nosso território.
Os jovens planejaram e produziram cada etapa, desde a criação até a edição dos vídeos. Alguns deles acompanharam as atividades do programa “Albatroz na Escola” (PAE), com alunos de primeira infância, para captar as imagens e elaborar o roteiro do primeiro vídeo referente ao PAE. Já o outro vídeo retratou o CJA, mostrando as ações que são desenvolvidas nos encontros. “A maior dificuldade está no primeiro passo, pareceu complicado inicialmente conseguir organizar as ideias e imaginar um produto real brotando dali”, afirmou a jovem Milene Moraes.
O CJA atua com jovens de 18 a 29 anos e é composto por membros de diferentes áreas de formação e trabalho. O curso buscou incentivar a troca de experiências dos jovens e viabilizou um aprendizado importante para que os jovens se inserissem no mercado de trabalho. “Mesmo atuando na área audiovisual há mais de quatro anos, eu pude amadurecer alguns conceitos relacionados à produção ligada à temática socioambiental”, contou André Souza, jovem que ficou responsável pela edição dos produtos.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais