X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Confira a programação do Projeto Albatroz para a Semana do Meio Ambiente 2018

Foto Notícias_Semana do Meio Ambiente

A semana entre os dias 4 e 10 de junho será marcada por uma programação intensa, repleta de eventos educativos para sensibilizar o público sobre a conservação ambiental e celebrar a biodiversidade marinha. As atividades vão acontecer em quatro cidades: Santos (SP), Ubatuba (SP), Cabo Frio (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Elas envolverão as equipes do Coletivo Jovem Albatroz, educação ambiental, área técnica e comunicação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.

Estão previstas sessões de abraços grátis, Jogo do Albatroz, Consuma São, jogo da memória marinha, rodas de conversa, informações institucionais, exibição de episódios da Albatrupe, marcha pelos oceanos, palestras on-line, participação no lançamento de exposições, momentos culturais, entre outras atividades.

Veja:

SANTOS (SP)

  •  05/06 - 10 às 14h: Evento Secretaria do Meio Ambiente de Santos (Semam)

Coletivo Jovem Albatroz foi convidado a participar do evento em homenagem à Semana do Meio Ambiente organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Santos. O Projeto realizará atividades educativas com o Jogo do Albatroz e o Consuma São na Praça Mauá. Programação é aberta ao público de todas as idades.

Endereço: Praça Visconde de Mauá, Centro, Santos.

  • 05/06 - 18h30: Oceanos Livres de Plásticos

O Coletivo Jovem Albatroz participará do lançamento oficial da Grande Ação “Oceanos Livres de Plásticos” a partir das 18h30 no Museu de Pesca de Santos. O evento é reservado às autoridades, parceiros e organizadores. Durante o evento, o Coletivo Jovem realizará uma sessão de Abraços Grátis com os convidados.

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia, Santos.

  • 06/06 - 10h: Exposição ‘‘Oceanos Livres de Plásticos’’

Abertura da exposição da Grande Ação “Oceanos Livres de Plásticos” no Museu de Pesca de Santos. Ela contará com a piscina de tampinhas do Projeto Albatroz, que busca sensibilizar os visitantes sobre a grande quantidade de lixo plástico nos oceanos e como ele pode ser prejudicial para a sobrevivência dos animais e aves marinhas, como é o caso dos albatrozes e petréis. A exposição funcionará de quarta-feira a domingo, entre 10 e 18h, até o dia 1º de julho.

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia, Santos.

  • 07/06 - 14h: Palestra Oceanos Livres de Plásticos

A coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, participará do painel “Iniciativas regionais: planos de ação e projetos para a conservação da vida dos oceanos”, no auditória da Universidade Santa Cecília, com a palestra "Projeto Albatroz - O desafio de conservar espécies que vivem em alto-mar".

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, Santos.

  • 10/06 - 16h30: Mostra de filme Oceanos Livres de Plásticos

A coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, participará da mostra do filme Albatross - A Love Story For Our Time From The Heart Of The Pacific. A exibição do filme será seguida de uma roda de conversa no Museu de Pesca com o tema ‘Fauna Marinha’.

Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia, Santos.

RIO DE JANEIRO (RJ)

  • 05 a 08/06 - 10 às 17h: Bondinho Pão de Açúcar (Morro da Urca)

Projeto Albatroz participará da Semana do Meio Ambiente do Bondinho Pão de Açúcar, com o Espaço Albatroz. Haverá painel de envergadura, banner institucional, jogo da memória marinha e exibição dos episódios ‘De Barriga Cheia’ e ‘Enrolados’, da Albatrupe, na mostra de curtas ambientais do evento, que é parte da Virada Sustentável do Rio de Janeiro. Endereço: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro.

  • 06/06 - 14h: Lançamento da Expedição Coral: 1865-2018

A ‘Expedição Coral: 1865-2018’ convida os visitantes a explorarem a descoberta dos corais e ambientes coralíneos e seu estado de conservação, desde o Brasil de Pedro II até hoje. A mostra trará exemplares da fauna dos recifes de coral do Brasil, telas interativas, instrumentos científicos, entre outras peças. No local, haverá uma área destinada à divulgação do trabalho dos Projetos da Rede Biomar, rede de projetos ambientais patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, de que o Projeto Albatroz é parte. A rede é formada também pelos projetos Coral Vivo, Baleia Jubarte, Tamar e Golfinho Rotador. O evento acontecerá dentro no Museu Nacional, nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

  • 08/06 - 17h: Bondinho Pão de Açúcar - Roda de Conversa

Como parte da participação do Projeto Albatroz na Semana do Meio Ambiente do Bondinho Pão de Açúcar, a coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Jéssica Branco, vai participar da Roda de Conversa proposta pelo evento, que terá a participação de outros projetos ambientais como Projeto Hippocampus, Pão de Açúcar Verde, Projeto Verde Mar, Projeto Refauna, Instituto Meros do Brasil, Instituto Mar Urbano, entre outros. [CANCELADO]

Endereço: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro.

  • 09/06 - 10 às 12h: Marcha pelos Oceanos

Caminhada pela orla da praia de Copacabana ao lado de outros projetos e organizações ambientais faz parte da Virada Sustentável do Rio de Janeiro. Durante o trajeto, estão previstas atividades educativas como a peça infantil  “Um passeio Mar Adentro”, oficina de criação de cartazes e um aquecimento para a Marcha pelos Oceanos. O ponto de encontro será no Leme, a partir das 10h. Traje azul é obrigatório! Programação completa no link: https://marchapelosoceanos.org/

Endereço: Calçadão da Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme, Rio de Janeiro.

UBATUBA (SP)

  • 07 a 09/06 - 14h: III Encontro Jovem Transformar

O III Encontro Jovem Transformar reunirá jovens que fazem parte de projetos socioambientais. A programação contará com dinâmicas, roda de conversa, momento cultural, saída de campo e muito mais.

Endereço: Rua Antônio Atanázio, 273, Itaguá, Ubatuba.

CABO FRIO (RJ)

  •  06/06  a 10/06- 09 às 14h: Semana do Meio Ambiente - tempo de Reflexão

Durante a Semana do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura de Cabo Frio, o Projeto Albatroz oferecerá diversas atividades educativas como, por exemplo, oficinas de reciclagem, coleta seletiva, exposição de fotos, pintura, entre outros, para crianças e adultos. A programação do evento será dividida entre o Horto Municipal de Cabo Frio, a Ilha do Japonês e o Canal Itajuru. 

Endereço do Horto Municipal: Av. Henrique Terra, s/nº - Portinho, Cabo Frio.

ON-LINE

  • 08/06 - 21h: Palestra Conabiomar - Jéssica Branco

O Conabiomar é um congresso on-line de Biologia Marinha que, este ano, abordará o tema ‘Biologia Marinha na Conservação da Biodiversidade’. A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Jéssica Branco, ministrará uma palestra sobre Conservação Marinha nas Redes Sociais.

  • 09/06 - 22h: Palestra Conabiomar - Dimas Gianuca

O Conabiomar é um congresso on-line de Biologia Marinha que, este ano, abordará o tema ‘Biologia Marinha na Conservação da Biodiversidade’. O gerente técnico do Projeto Albatroz, Dimas Gianuca, ministrará uma palestra sobre Projeto Albatroz: Pesquisa e Conservação.

 

Mais informações e programação completa no site do evento: http://www.conabiomar.com.br


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais