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Compartilhando conhecimento: Rede Biomar lança Guia de Boas Práticas de Presença Digital para Projetos Socioambientais

Design sem nome

Material gratuito tem o objetivo de orientar instituições a comunicarem seus trabalhos de forma profissional e autêntica nas redes sociais

Formada por iniciativas de conservação marinha na costa brasileira que desenvolvem ações integradas para a conservação da biodiversidade, a Rede Biomar é resultado da convergência de conhecimentos dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e da Petrobras, que patrocina os projetos por meio do Programa Petrobras Socioambiental e também participa da Rede. Com mais de dez anos de trabalho nas áreas de pesquisa, políticas públicas, educação ambiental e comunicação, a rede também compartilha seus conhecimentos para profissionalizar as novas iniciativas socioambientais do país. Em abril, a Rede Biomar lançou o seu Guia de Boas Práticas de Presença Digital para Projetos Socioambientais durante o II Workshop de Comunicação da Petrobras, no Rio de Janeiro. O material online pode ser baixado gratuitamente neste link.

Elaborado de forma coletiva pelos setores de comunicação dos cinco projetos da rede, o guia dispõe de informações para projetos e ONGs que precisam criar suas primeiras redes sociais, e também para aqueles que desejam aprimorar sua comunicação no meio virtual, com insights sobre tendências, linguagem, formatos, aplicativos úteis, anúncios e acessibilidade digital.

A ideia de criação do guia partiu da observação do cenário dos setores de comunicação dentro de instituições socioambientais e suas necessidades mais importantes. Em muitos casos, os setores podem enfrentar desafios financeiros, equipes reduzidas ou até mesmo a falta de conhecimento dos profissionais sobre o assunto, impactando o sucesso dos projetos e a divulgação de sua mensagem para os públicos prioritários.

“O guia tem o propósito de ser uma ferramenta para compartilhar o conhecimento adquirido pelos projetos que participam da Rede Biomar com outros projetos socioambientais, trazendo um panorama sobre a atuação das instituições nos meios digitais, levando sempre em conta os públicos que com quem eles se comunicam e a identidade de cada uma”, explica a coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Juliana Justino. “Queremos que cada vez mais projetos consigam implementar ideias criativas em sua comunicação e façam seus trabalhos chegarem mais longe”.

Fortalecimento do planejamento estratégico

Em 2021, foi divulgado o Planejamento Estratégico da Rede Biomar para o decênio 2021-2030, que visa garantir que as ações da Petrobras e dos Projetos integrantes cumpram uma missão coletiva e busquem uma visão de futuro em comum. Ele prevê transformações na sociedade que levem a uma transição para o uso da biodiversidade marinha de forma sustentável, levando a uma melhoria no estado geral de conservação do oceano. Entre seus eixos transversais, dois estão ligados ao guia: 'reputação e relacionamento' e 'transformação digital'.

Na opinião de Juliana Justino, para se destacar nas redes sociais é preciso ter um pensamento analítico e estratégico de comunicação com o público, uma vez que as redes sociais têm um fluxo acelerado de informações. “Observamos que a sociedade demanda cada vez mais transparência e conteúdo de boa qualidade para captar a atenção e a reação das pessoas. É imprescindível estar alinhado às tendências para manter altos níveis de reputação e credibilidade", conclui.

Sobre a Rede Biomar

Referência em ações de conservação em todo o Brasil, a Rede Biomar nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais, visando a obter excelência em projetos de biodiversidade marinha. Os Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, além da Petrobras, convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas e são atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros.

Nos primeiros 10 anos de atuação, os Projetos da Rede Biomar já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.


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