Compartilhando conhecimento: Rede Biomar lança Guia de Boas Práticas de Presença Digital para Projetos Socioambientais | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Compartilhando conhecimento: Rede Biomar lança Guia de Boas Práticas de Presença Digital para Projetos Socioambientais

Design sem nome

Material gratuito tem o objetivo de orientar instituições a comunicarem seus trabalhos de forma profissional e autêntica nas redes sociais

Formada por iniciativas de conservação marinha na costa brasileira que desenvolvem ações integradas para a conservação da biodiversidade, a Rede Biomar é resultado da convergência de conhecimentos dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e da Petrobras, que patrocina os projetos por meio do Programa Petrobras Socioambiental e também participa da Rede. Com mais de dez anos de trabalho nas áreas de pesquisa, políticas públicas, educação ambiental e comunicação, a rede também compartilha seus conhecimentos para profissionalizar as novas iniciativas socioambientais do país. Em abril, a Rede Biomar lançou o seu Guia de Boas Práticas de Presença Digital para Projetos Socioambientais durante o II Workshop de Comunicação da Petrobras, no Rio de Janeiro. O material online pode ser baixado gratuitamente neste link.

Elaborado de forma coletiva pelos setores de comunicação dos cinco projetos da rede, o guia dispõe de informações para projetos e ONGs que precisam criar suas primeiras redes sociais, e também para aqueles que desejam aprimorar sua comunicação no meio virtual, com insights sobre tendências, linguagem, formatos, aplicativos úteis, anúncios e acessibilidade digital.

A ideia de criação do guia partiu da observação do cenário dos setores de comunicação dentro de instituições socioambientais e suas necessidades mais importantes. Em muitos casos, os setores podem enfrentar desafios financeiros, equipes reduzidas ou até mesmo a falta de conhecimento dos profissionais sobre o assunto, impactando o sucesso dos projetos e a divulgação de sua mensagem para os públicos prioritários.

“O guia tem o propósito de ser uma ferramenta para compartilhar o conhecimento adquirido pelos projetos que participam da Rede Biomar com outros projetos socioambientais, trazendo um panorama sobre a atuação das instituições nos meios digitais, levando sempre em conta os públicos que com quem eles se comunicam e a identidade de cada uma”, explica a coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Juliana Justino. “Queremos que cada vez mais projetos consigam implementar ideias criativas em sua comunicação e façam seus trabalhos chegarem mais longe”.

Fortalecimento do planejamento estratégico

Em 2021, foi divulgado o Planejamento Estratégico da Rede Biomar para o decênio 2021-2030, que visa garantir que as ações da Petrobras e dos Projetos integrantes cumpram uma missão coletiva e busquem uma visão de futuro em comum. Ele prevê transformações na sociedade que levem a uma transição para o uso da biodiversidade marinha de forma sustentável, levando a uma melhoria no estado geral de conservação do oceano. Entre seus eixos transversais, dois estão ligados ao guia: 'reputação e relacionamento' e 'transformação digital'.

Na opinião de Juliana Justino, para se destacar nas redes sociais é preciso ter um pensamento analítico e estratégico de comunicação com o público, uma vez que as redes sociais têm um fluxo acelerado de informações. “Observamos que a sociedade demanda cada vez mais transparência e conteúdo de boa qualidade para captar a atenção e a reação das pessoas. É imprescindível estar alinhado às tendências para manter altos níveis de reputação e credibilidade", conclui.

Sobre a Rede Biomar

Referência em ações de conservação em todo o Brasil, a Rede Biomar nasceu do empenho em otimizar os esforços institucionais, visando a obter excelência em projetos de biodiversidade marinha. Os Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, além da Petrobras, convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas e são atuantes na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros.

Nos primeiros 10 anos de atuação, os Projetos da Rede Biomar já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.


Leia mais

+ Notícias

projeto social Leão de Judá no centro de visitação do Projeto Albatroz

Crianças do projeto social Leão de Judá aprendem s...

Aproximação das comunidades do entorno de Centro de Visitação permite estreitar relacionamentos e se...

21/02/2025

21/02/2025 Leia mais
Caparevistasite

7ª Edição da Revista Digital “Amar o Mar” do Proje...

Publicação anual está disponível para download no site, na seção “Biblioteca”O Projeto A...

17/02/2025

17/02/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais