Coletivo Jovem Albatroz marca presença na retomada das reuniões da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista (REABS)
Evento em São Vicente (SP) traçou rumos para as próximas atividades da rede com o objetivo de construir políticas públicas na Região Metropolitana
Na última semana de novembro, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, e o Coletivo Jovem Albatroz (CJA), participaram do evento de retomada das reuniões presenciais da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista (REABS), ao lado de instituições parceiras que contribuem para a construção de uma cultura de sociedade sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental local. O encontro aconteceu no Parque Estadual Xixová-Japuí, localizado entre as cidades de São Vicente (SP) e Praia Grande (SP).
Durante o dia de atividades, que contou com dinâmicas de integração, rodas de conversa e passeios pela área do parque, os participantes avaliaram as últimas ações da REABS desenvolvidas remotamente por causa da pandemia e traçaram rumos para as próximas atividades da rede, com o objetivo de mapear e construir políticas públicas de educação ambiental para a região metropolitana.
Quatro jovens do Coletivo Jovem Albatroz participaram do encontro: Arianne Fonseca, Cauã Petrechem, Jéssica Paixão e Rodrigo Passos. Na opinião da educadora ambiental responsável pelo CJA, Thaís Lopes, com a participação dos integrantes do coletivo nesta retomada de atividades, é garantida a voz da juventude dentro dos espaços de debates e tomadas de decisão da educação ambiental do território onde os jovens vivem, ampliando seus conhecimentos e possibilidades profissionais dentro da conservação costeira e marinha.
“Neste primeiro encontro, eles puderam aprender mais sobre o trabalho em rede e conhecer parceiros que podem ser estratégicos nas futuras ações do CJA, abrindo um leque de possibilidades”, ressaltou. “A partir das próximas reuniões, marcadas para março, após a temporada de verão, eles poderão se envolver diretamente nas frentes de trabalho que serão estabelecidas pela REABS e se engajar nas políticas públicas de educação ambiental das cidades onde vivem”.
Sobre o Coletivo Jovem Albatroz
Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens lideranças na conservação marinha e costeira de 18 a 29 anos de todo o Brasil. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do Coletivo realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais