X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz está com inscrições abertas para curso de produção audiovisual

Foto Notícias_ENCOGERCO 4

No total, há dez vagas abertas para jovens de 18 a 29 anos, moradores da Baixada Santista

Até o dia 4 de julho, jovens de toda a Baixada Santista poderão se inscrever para a seleção do curso ‘Produção Audiovisual – Uma Ferramenta Educomunicativa para Processos de Educação Ambiental em Conservação Marinha’ que contará com oficinas facilitadas pelo Projeto GerminAção e será realizado pelo Coletivo Jovem Albatroz (CJA), braço de Educação Ambiental e formação de lideranças do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.

No total, há dez vagas abertas para integrar as atividades, visitas e oficinas do grupo e também para participar das aulas, que serão realizadas no Ânima Lab, nas dependências da Universidade São Judas - Campus Unimonte, em Santos.

De acordo com a responsável pelo CJA, Thaís Lopes, o curso quebra o paradigma de educação com aulas expositivas, trazendo o conteúdo de uma forma prática e ativa, por meio da vivência. A partir delas, os jovens poderão se familiarizar com os princípios teóricos e metodológicos da produção de materiais audiovisuais de educomunicação socioambiental.

“O curso terá como fio condutor a produção de um vídeo relevante para a conservação marinha a ser planejado, executado, divulgado e avaliado pelos jovens com o objetivo de possibilitar o aprendizado durante a prática”, explica.

Os encontros do coletivo acontecerão às terças e quintas-feiras, entre os meses de julho e setembro, das 14h às 17h30.

Pré-requisitos

Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos e morar em uma das nove cidades da Baixada Santista. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. O CJA acredita que todos podem contribuir com seus conhecimentos específicos e experiências para a conservação do ambiente marinho e costeiro.

Os interessados devem enviar uma carta de interesse, comprovante de residência, número de telefone e uma apresentação pessoal livre - por meio de fotos, vídeo ou outros formatos - para o e-mail tlopes@projetoalbatroz.org.br até às 20h do dia 4 de julho de 2019 (quinta-feira). O assunto do e-mail deve ser “PROPOSTA EDITAL 2019 – CURSO EDUCOMUNICAÇÃO”.

Segundo a responsável pelo CJA, serão bem-vindas nos materiais de apresentação informações que relacionem o candidato com atividades de Educação Ambiental, Conservação Marinha, Protagonismo Juvenil, Fotografia, Produção Audiovisual e/ou Educomunicação.

Acesse aqui o edital.

Seleção

As inscrições recebidas serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz e, a partir de 8 de julho, os jovens selecionados serão contatados por e-mail para que compareçam à atividade inaugural do curso.

O primeiro encontro do Coletivo Jovem Albatroz acontecerá no dia 16 de julho, das 14h às 17h30, no Ânima Lab da Universidade São Judas - Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos/SP).

Sobre o Coletivo Jovem Albatroz

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é uma iniciativa de formação de jovens lideranças para atuação na transição para sociedades sustentáveis, tendo como foco os ambientes costeiros e marinhos.

Neste processo educador, os jovens de 18 a 29 anos são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para transformação da realidade. Os integrantes do CJA realizam cursos, oficinas, saídas de campo e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para incidir em políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

Para participar, não é necessário ser estudante de algum curso superior voltado à área ambiental. O coletivo acredita que todas as áreas do conhecimento podem contribuir com suas ferramentas específicas para a conservação do meio ambiente marinho e costeiro.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais