• Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz apresenta resultados de 2015 com comemoração na Concha Acústica em Santos

O Projeto Albatroz promoveu na noite de quarta-feira, dia 9 de Dezembro, uma comemoração para a Apresentação dos Resultados da edição 2015 do Coletivo Jovem Albatroz e do Curso de Formação de Lideranças Jovens em Políticas Públicas para Conservação Marinha. No evento todos os convidados puderam assistir ao vídeo elaborado pelos jovens com o diagnóstico socioambiental da Baixada Santista, assim como a entrega dos certificados.

O grupo formado por 17 jovens, entre 18 e 26 anos, iniciou seu trabalho em agosto de 2015 com um propósito de aprendizado e reflexão critica referente aos assuntos sociais e ambientais que influenciam no ambiente marinho. As atividades que aconteceram durante a semana e aos sábados, na sede do Projeto Albatroz, na cidade de Santos/SP, foram divididas em teóricas e práticas, a partir de encontros, oficinas e visitas técnicas utilizando ferramentas de educomunicação, integração e protagonismo dentro de seis áreas que o Projeto Albatroz desenvolve: educação ambiental, medicina da conservação, políticas públicas, comunicação, área técnica e administrativa.

O Coletivo Jovem Albatroz faz parte da Rede Jovem Mar que é uma ação da Rede BIOMAR, formada pelos Projetos Albatroz, Tamar, Golfinho Rotador, Baleia Jubarte e Coral Vivo patrocinado pela Petrobras. Os grupos jovens que compõem a Rede Jovem Mar apresentam os mesmos objetivos: promover e capacitar jovens para que se tornem agentes de mudança no cenário ambiental, em tempo presente ou futuro.

Entre os dias 5 e 8 de novembro foi realizado um encontro, na Praia do Forte-BA, com jovens de todo o Brasil que fazem parte da Rede Jovem Mar. Todos se reuniram para apresentar o diagnóstico de cada região, realizados por eles nos últimos meses, assim como analisar as problemáticas em comum pensando em soluções para elas e propor ações de curto e longo prazo a fim de fortalecer o protagonismo juvenil para a conservação marinha. “Entre as ações propostas durante o encontro, assim que voltaram da viagem os jovens do coletivo se mobilizam para participar da 1ª Semana de Ciências do Mar da Unifesp, em Santos. Eles montaram o estande do projeto e realizaram uma Mostra de Vídeos Socioambientais, incluindo o vídeo realizado pelo Coletivo Albatroz com o diagnóstico da Baixada Santista”, relata Cynthia Ranieri, Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz.

A noite de encerramento e confraternização foi repleta de alegria, com muitos agradecimentos e a emoção de celebrar a caminhada dos jovens. “O Coletivo Albatroz nos trouxe a energia contagiante de uma juventude comprometida com as causas ambientais, cheia de garra e iniciativa. Em nome de toda a equipe do Projeto Albatroz parabenizo e agradeço aos envolvidos pela dedicação e pelos resultados alcançados. Que esta corrente positiva pela conservação da vida marinha ainda forme muitos elos!”, finaliza Tatiana Neves, Coordenadora Geral do Projeto Albatroz.

Assista o vídeo de encerramento aqui

Confira o álbum de fotos aqui


Leia mais

+ Notícias

Dimas Gianuca (11)

No dia das aves, um pouco sobre as aves marinhas e...

Quando qualquer pessoa pergunta o que é uma ave marinha, o que vem à mente da maioria das pessoas é uma gaivota, ave comum em todas as praias e costas do mundo. ...

05/10/2020 Leia mais
Foto Noti?cias_Planacap confere?ncia virtual

Reunião anual de monitoria do PLANACAP é realizada...

Criado em 2006 como objetivo de colocar em prática estratégias de conservação específicas para albatrozes e petréis que sobrevoam águas brasileiras e se alimenta...

23/09/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais