X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Colégio Portal Brasil recebe atividades do Albatroz na Escola

Foto Notícias_Albatroz na Escola_Colégio Portal Brasil

Cerca de 72 alunos participaram das atividades promovidas pelo Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’, em Santos, na última quarta e quinta-feira (14 e 15). Pela primeira vez, o Colégio Portal Brasil abriu as portas para o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, para as atividades da Gincana Albatroz - Navegando no Mundo das Aves Marinhas.

Ela utiliza como método de ensino um quiz lúdico e dinâmico que visa à sensibilização dos alunos do Ensino Fundamental II em prol da conservação marinha, enfatizando valores como: importância do espírito de equipe, solidariedade e saber vencer com humildade.

Os estudantes foram divididos em grupos que representavam embarcações de pesca que estavam em alto-mar para encontrar albatrozes e petréis. Durante o jogo de perguntas e respostas foram exibidas imagens e vídeos sobre a ecologia das aves, as medidas mitigadoras para a redução das capturas incidentais por barcos de pesca e também as animações da Albatrupe - uma criação do Projeto em parceria com a Lightstar Studios.

Cada equipe construiu, então, seu próprio toriline - linha com fitas coloridas que espantam as aves dos anzóis -, protegendo os albatrozes e petréis da captura. Para isso, os alunos precisavam acertar o maior número de respostas possíveis, uma vez que cada questão correta equivalia a uma nova fita colorida para o toriline da equipe.

Para Beatriz Sant’Ana, responsável pelo Programa Albatroz na Escola, a experiência com os alunos do 6º ao 9º ano foi bastante produtiva, uma vez que o Colégio Portal Brasil já trabalhava em sala uma disciplina de Educação Ambiental. ‘’Foi interessante usar a palestra como uma maneira de aproximar os alunos de situações que são bem recorrentes em nossas rotinas como, por exemplo, a cultura do consumo, que vem cada vez mais aumentando nossa produção de lixo e que afeta diretamente toda a nossa biodiversidade, inclusive nós mesmos”, explica. “Foram levantados questionamentos e os alunos se mostraram muito empolgados e interessados para entender esse sistema atual em que estamos inseridos e de que maneira conseguimos buscar a transformação”.

Foto Notícias_Albatroz na Escola_Colégio Portal Brasil_2.

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais