X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

CJA participa de cobertura de educomunicação do XI ENCOGERCO

Foto Notícias_ENCOGERCO 4

Três jovens colaboraram com registros em áudio, vídeo e entrevistas com especialistas em meio ambiente para produto educomunicativo do evento

O XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (ENCOGERCO) reuniu, entre os dias 15 e 20 de outubro, em Florianópolis (SC), dezenas de especialistas nas áreas de Ecologia, Oceanografia e Biologia, para discutir estratégias de gestão da zona costeira para que o país esteja preparado para lidar com processos globais de mudança climática. Três integrantes do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), patrocinado pela Petrobras, foram selecionados para participar da cobertura colaborativa do evento em atividades voltadas à Educomunicação.

Mariana Roedel, Vitor Vasques Ribeiro e Maria Luiza de Castro, alunos do curso de Educomunicação do CJA, conduziram, ao lado de outros 13 voluntários, roteiros, entrevistas, captações de áudio e vídeo que deram origem ao produto audiovisual do evento, que pode ser assistido na íntegra neste link.

A oficina áudio-scripto-visual do XI ENCOGERCO foi promovida pelo Coletivo Memórias do Mar, uma organização sem fins lucrativos que surgiu da convergência voluntária entre pessoas e instituições, incluindo estudantes, lideranças comunitárias, artistas e cientistas. A missão do coletivo é carregar ideais de transformação rumo à sustentabilidade e conservação da zona costeira e marinha.

O responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro, acompanhou o grupo e deu suporte às atividades. Segundo ele, a participação dos jovens na cobertura foi enriquecedora, pois puderam vivenciar todo o processo de criação de um produto educomunicativo - desde as reuniões de planejamento e definição de tema até a gravação de boletins, manuseio de claquetes e finalização.

“Eles entrevistaram os especialistas presentes no encontro e também alguns pescadores da região, porque um dos objetivos do produto era integrar comunidade local e academia”, explica. “E isso é bem bacana porque agrega ao que eles já estão aprendendo no curso de Educomunicação do Coletivo Jovem Albatroz”.

Educomunicando a educação ambiental

Idealizado pelo Coletivo Jovem Albatroz, o curso "Educomunicação e processos de educação ambiental em ambientes costeiros e marinhos” teve início no último mês de setembro e conta com a participação de 15 jovens de 18 a 29 anos de idade, moradores da Baixada Santista.

Conduzido pelos integrantes do próprio CJA, formados em turmas anteriores, o curso aborda os princípios teóricos e metodológicos da educomunicação socioambiental, focando em quatro técnicas: foto, vídeo, produção de texto e design.

A partir destes princípios, a prática do curso envolve a elaboração de um produto educomunicativo  e um manual de Educomunicação que possa ser divulgado, ajudando outras pessoas a educomunicarem seus processos de educação ambiental”.

Foto Notícias_ENCOGERCO 3 Foto Notícias_ENCOGERCO 1 Foto Notícias_ENCOGERCO 2

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais