X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Cabo Frio tem a intenção de ceder área para centro de visitação pública do Projeto Albatroz

Mais de 100 pessoas compareceram ao evento de inauguração da exposição e assinatura do termo de intenção para a cessão de área, no Terminal Transatlântico, no último domingo (25)

Em clima de festa, com apresentações musicais e malabaristas, foi assinado um termo de intenção para a cessão de área para a construção do futuro Centro de Visitação Pública e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A solenidade aconteceu no último domingo (25), no Terminal de Transatlântico de Cabo Frio, onde está instalada a exposição de fotos do projeto, e contou com diversas autoridades locais.

Entre elas, o prefeito da cidade, Dr. Adriano Moreno, que assinou o documento ao lado da coordenadora do Projeto, Tatiana Neves. A área a ser cedida pela prefeitura ficará próxima ao Parque Municipal Dormitório das Garças, às margens da Lagoa de Araruama. Segundo ele, apoiar projetos de conservação ambiental marinha é de grande interesse da administração municipal.

“Tudo o que diz respeito à preservação ambiental conta com o apoio da prefeitura de Cabo Frio, afinal, nossa cidade vive do que o meio ambiente nos proporciona e preservá-lo, é preservar o nosso município”, afirmou o Dr. Adriano Moreno. “O Projeto Albatroz já estava presente em nossa cidade, mas é importante que possamos estar contribuindo com a sua permanência e aumentando sua visibilidade, criando uma consciência ambiental ainda mais forte em nossa população”.

Para a coordenadora geral do Projeto, Tatiana Neves, construir um centro de visitantes no município é um sonho, devido a todo seu potencial turístico e ambiental. “Cabo Frio é uma cidade linda e muito importante para o nosso trabalho, tanto do ponto de vista pesqueiro quanto turístico. Com um centro de visitantes, teremos a possibilidade de levar a mensagem de importância da conservação ambiental para milhares de pessoas”, explica.

Também são objetivos do centro de visitantes a sensibilização do público sobre os patrimônios históricos e naturais de Cabo Frio, ligados às salinas e a atividade de extração do sal, apresentando para o público os aspectos da indústria salineira e da vida dos homens que viveram e vivem dessa atividade na região.

O secretário de Turismo, Radamés Muniz, e o coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, também estiveram presentes no evento, assim como a diretora geral da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Luciana Pinheiro, o coordenador da base de Cabo Frio do Projeto Albatroz, Eduardo Pimenta, representantes da Petrobras e de projetos ambientais parceiros, como o Mantas do Brasil.

Exposição ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’

Durante a cerimônia, foi inaugurada também a exposição de fotos do Projeto Albatroz. Antes itinerante, a mostra agora está fixa no Terminal Transatlântico de Cabo Frio. O acervo, reformulado recentemente, conta com 10 imagens feitas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic; Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.

Registradas durante embarques marítimos e visitas aos longínquos santuários de reprodução das aves, as fotos retratam a majestade dos albatrozes em seu voo, interação com os barcos pesqueiros e também os profissionais que trabalham no duro ambiente marinho.

Além das fotos, há também uma réplica de um casal de albatrozes-viageiros em tamanho real. Essa é uma das maiores espécies de aves oceânicas do mundo, que pode chegar a cerca de 3,5 metros de uma ponta a outra das asas e viver por mais de 60 anos. O albatroz-viageiro recebe este nome devido às grandes distâncias marítimas que cruza durante a vida.

A exposição pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita. O Terminal Transatlântico de Cabo Frio localiza-se na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 15, Passagem, Cabo Frio (RJ).

Foto Notícias_ExpoCB 6 Foto Notícias_ExpoCB 1 Foto Notícias_ExpoCB 2 Foto Notícias_ExpoCB 3 Foto Notícias_ExpoCB 4 Foto Notícias_ExpoCB 5 Foto Notícias_ExpoCB 8 Foto Notícias_ExpoCB 9 Foto Notícias_ExpoCB 10

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais