Biólogo do Projeto Albatroz inaugura exposição de fotos em Porto Alegre
Gabriel Sampaio selecionou 20 imagens registradas durante seus embarques em barcos pesqueiros, mostrando a dureza do trabalho no mar e a majestade das aves oceânicas
O mar e os barcos pesqueiros são a base de milhares de histórias, lendas e folclores, cheios de poesia e mistério. Os homens que vivem da pesca passam a maior parte de seus dias trabalhando em condições adversas e cercados de aves oceânicas, como os albatrozes e petréis. Essas vidas tão distantes, mas tão interligadas são a inspiração das fotos que o observador de bordo do Projeto Albatroz, Gabriel Sampaio, selecionou para sua exposição ‘Navegantes - A Vida nos Mares do Sul’. A vernissage de inauguração acontecerá nesta quarta-feira (12), a partir das 20h45 no Dharma Brewpub, em Porto Alegre.
No total, a mostra apresentará 20 imagens feitas pelo biólogo marinho e mestre em Oceanografia Biológica. Desde 2012, é membro do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, viajando em barcos pesqueiros para monitorar a interação de aves marinhas com a pesca na região sul e, mais recentemente, como coordenador da base do projeto em Rio Grande (RS).
Estas aves oceânicas ameaçadas de extinção cruzam oceanos em busca de alimento e para retornar às suas ilhas de reprodução. Muitas vezes, interagem com a pesca industrial para se alimentar de iscas e vísceras jogadas ao mar, mas acabam capturadas por engano e morrem afogadas.
Dentro dos barcos, os pescadores têm uma vida bruta e intensa, que molda suas mentes e cultura social, criada pela necessidade de sustentar suas famílias e a pura paixão pelo mar.
Segundo Gabriel Sampaio, a proposta da exposição é criar um ponto de encontro para os dois lados dessa história. “O lado dos pescadores que necessitam do trabalho para prover o sustento de sua família, capturando peixes e, por acidente, outros animais” e, segundo ele, o lado das aves marinhas, que vivem no entorno dos barcos, trabalhando com o balanço da natureza para sustentar seus filhotes.
“A necessidade de se conhecer e entender o que se quer conservar é a base de minha inspiração para fotografar suas vidas e ambiente, tornando mais fácil a compreensão das similaridades entre homem e natureza, entre a nossa imaginação e a realidade da vida em alto-mar”, completa.
Exposição ‘Navegantes - A vida nos mares do Sul’
Data: 12 a 22 de dezembro de 2018
Horário: das 18 às 00 horas
Local: Dharma Brewpub (Rua Doutor Sebastião Leão, 188, Azenha, Porto Alegre/RS)
Entrada: gratuita
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais