X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Assista online todas as palestras do Workshop de Jornalismo Ambiental no Rio de Janeiro

2

O terceiro Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar aconteceu no último dia 27 de setembro, na PUC-Rio. Reunindo os coordenadores gerais do Projeto Albatroz, Coral Vivo e Baleia Jubarte, o evento também teve mais três jornalistas da área ambiental convidados. Todos os profissionais passaram seus conhecimentos aos mais de 120 estudantes cariocas que participaram do workshop.

Todo o evento foi transmitido ao vivo e online pela TV PUC-Rio e video das palestras está disponível na internet. Dividido em três mesas, o workshop teve duração de seis horas. Ao fim de cada mesa, os estudantes participavam de um debate, podendo fazer perguntas aos palestrantes.

Márcia Engel, coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte e Paulina Chamorro, jornalista ambiental que também mediou todo o workshop, foram as primeiras palestrantes. Assista aqui.

Márcia explicou como vivem as Baleias Jubartes, mostrou a forma que o projeto trabalha para protegê-las e contou como a imprensa pode ser uma grande aliada neste trabalho. “A Baleia Jubarte é um animal especialmente carismático que não passa desapercebido. Eu diria que não é difícil gerar notícia com ela. Por todas as curiosidades que eu falei para vocês: é um animal migratório, tem comportamentos únicos, tem outra área de reprodução, entre outros. Enfim, assuntos relacionados ás baleias não faltam.”, afirmou a coordenadora. .

Paulina contou suas experiências como assessora de imprensa em um veículo que fez uma grande reportagem sobre os oceanos. Ela falou que aprendeu muita coisa como jornalista viajando com os velejadores e fazendo entrevistas com pesquisadores. “Hoje temos plataformas de vídeo que nos permiti gravar e publicar nossas próprias reportagens. Não é preciso um veículo de comunicação para atingir um grande número de pessoas, quando você está falando de conservação.”, disse a jornalista. 

A mesa 2 contou com a presença da Tatiana Neves, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, e da jornalista Ana Lúcia Azevedo, do jornal O Globo. Assista aqui

Tatiana expôs aos alunos como é realizado o trabalho pela conservação de albatrozes e petréis no Brasil e no mundo. “Muitas vezes dou palestra usando a foto do albatroz com as asas abertas e lembro-me de uma frase do repórter Ernesto Paiva, que gosto muito: ‘quando o albatroz voa ele abraça ao mundo. ’”, recordou, com emoção, a fundadora do Projeto Albatroz. .

Ana Lúcia falou sobre suas experiências com matérias sobre meio ambiente escritas para o jornal O Globo e explicou que vale a pena escrever a respeito do assunto. “A resposta dos leitores a este tipo de pauta é imensa. Tem uma repercussão absurda”, explicou Ana. Assista aqui.

Para fechar a agenda do dia, o Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar no Rio de Janeiro contou com o coordenador geral do Projeto Coral Vivo, Clóvis Castro e o jornalista do Museu do Amanhã, Eduardo Carvalho. Assista aqui.

Clóvis explicou diversas curiosidades dos corais com o objetivo de mostrar aos alunos a importância de fazer matérias a respeito dessa espécie. “Apesar dos corais não serem visíveis e pouco conhecidos, eles são muito importantes na vida dos peixes, pois fazem parte da cadeia alimentar deles. Esse é um dos motivos que eu acho importante de transformar isso em pauta.”, concluiu o biólogo.

Eduardo falou sobre a necessidade de o jornalismo ambiental ganhar espaço nas manchetes e sobre os problemas causados pela poluição. “Tem muita pauta, tem muita história, mas tem poucos jornalistas de Meio Ambiente.”, lamentou o jornalista.

As outras duas edições do evento aconteceram em Santos, durante a realização do Festival Albatroz Socioambiental, e no SESC Santana, em São Paulo.

 

 

Por Leonar Franco

Colaborou: Rebeca de Souza

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais