Amar o Mar: leia a primeira edição da revista virtual do Projeto Albatroz
Compartilhar com nossos parceiros não apenas nossas conquistas, pesquisas científicas, iniciativas de políticas públicas e ações de educação ambiental, mas também informações sobre os oceanos, tão ricos em biodiversidade e tão ameaçados. Este é o objetivo da revista Amar o Mar, produzida e publicada pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. A primeira acaba de ser lançada e pode ser lida na íntegra neste link.
As matérias estão divididas em quatro editorias que coincidem com os eixos de trabalho do Projeto: pesquisas, educação ambiental, políticas públicas e comunicação ambiental. Elas detalham as principais atividades da equipe em encontros científicos nacionais e internacionais, desenvolvimento e testes de medidas mitigadoras, eventos de educação ambiental e workshops.
Na seção de políticas públicas, a revista virtual destaca a participação do Projeto Albatroz e outras instituições na reformulação do Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), que passou a focar suas ações nas espécies que interagem diretamente com a pesca em águas brasileiras em reunião realizada no ano passado.
Os pesquisadores do Projeto Albatroz tiveram uma série de conquistas importantes no último ano. Entre elas, o avanço nos testes com o hookpod mini na pesca brasileira e o lançamento da nova base avançada em Florianópolis (SC), onde funcionará o Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP).
Entre as ações da equipe de educação ambiental, tiveram destaque a criação da nova turma do Coletivo Jovem Albatroz e a atividade ‘Consuma São’, que provoca reflexões sobre a relação entre consumo e poluição nas areias da Praia de Santos (SP).
A revista Amar o Mar traz, também, matérias sobre os destaques do Projeto Albatroz na mídia, ações de sucesso nas redes sociais e produtos promocionais importantes para a propagação das mensagens de conservação marinha.
Para a coordenadora de comunicação do Projeto, Jéssica Branco, a publicação mostra, de forma transparente e objetiva, detalhes do trabalho que a instituição desempenha em prol da conservação. “Esperamos que o conteúdo produzido pela nossa equipe de comunicação contribua para que cada vez mais aprendamos juntos a cuidar dos nossos oceanos”.
Seções especiais
Para ir além das matérias comuns, a publicação conta com seções especiais sobre a biologia dos albatrozes e um diário de bordo do observador Gabriel Sampaio que relata a dinâmica do dia a dia em alto-mar e o encontro com um albatroz-negro (Phoebetria fusca), raro em águas brasileiras.
Em uma entrevista pingue-pongue, a coordenadora de educação ambiental do Projeto, Cynthia Ranieri, fala a respeito da problemática da poluição marinha por plásticos. Esta é, atualmente, uma das maiores ameaças à sobrevivência das espécies de albatrozes e petréis, e um problema global que precisa de respostas rápidas.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais