X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Albatroz na Escola concorre ao Prêmio Comunidade em Ação

Cynthia Ranieri, do Projeto Albatroz, entrega cartilhas à professora da escola municipal Martins Fontes

 

O Programa de Educação Ambiental Marinha “Projeto Albatroz na Escola” está concorrendo à 11ª edição do Prêmio Comunidade em Ação. O Prêmio é uma parceria entre o jornal A Tribuna, de Santos, e a Ultracargo e tem por objetivo divulgar boas ações e incentivar o voluntariado na região. A votação segue até o dia 8 de setembro.

No total, 15 projetos sociais estão concorrendo ao Prêmio, entre o eles o Albatroz na Escola. Os inscritos são divididos entre as categorias Sustentabilidade – caso do Albatroz na Escola -, Voluntariado e Centro de Referência. O vencedor de cada categoria é escolhido pela comissão julgadora do Prêmio. Mas, na categoria Voto Popular, todos os quinze projetos concorrem e quem escolhe o vencedor é o público, por meio de votação no site.

Ao longo do ano, o jornal A Tribuna divulgou ações realizadas nas escolas da região, publicando reportagens sobre os 15 projetos sociais que estão concorrendo ao Prêmio. As matérias foram publicadas no jornal sempre às quartas-feiras, entre os meses de abril e julho. Assim como nas edições anteriores, o projeto premiará as ações voluntárias realizadas na Baixada Santista, segundo os critérios de impacto social, grau de mobilização, aplicação de competência e originalidade da ação.

O Projeto Albatroz na Escola envolveu, entre 2011 e 2013, 4.783 alunos e 235 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particular de Santos (SP). Nas escolas públicas, o desenvolvimento do projeto foi subsidiado pelo uso de cartilhas de educação ambiental marinha (Livros do Aluno e do Professor).

O trabalho do Programa Albatroz na Escola nas escolas municipais consiste em duas etapas: a primeira é a capacitação de professores para o uso, em sala de aula, das cartilhas que abrangem temas relacionados à proteção dos oceanos, dos albatrozes e petréis e impactos ambientais no ambiente marinho. Já a segunda envolve os alunos em uma palestra e, em seguida, em atividades lúdicas e brincadeiras no Espaço Albatroz, montado nos pátios das escolas.  

Alunas da escola Auxiliadora da Instrução brincam no Espaço Albatroz

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais