Ações do Planacap são discutidas
As ações do Plano de Ação Nacional para Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) serão discutidas durante oficina de monitoria que começa hoje (10) na Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBIO) em Iperó (SP). O Plano foi revisado em outubro do ano passado, quando seus objetivos foram revistos e novas ações, estabelecidas.
A oficina de monitoria tem como objetivo avaliar o andamento das ações determinadas em outubro. Entre elas, está a definição de áreas marinhas prioritárias para conservação e, ainda, as medidas de proteção para duas únicas espécies de petréis que nidificam em território brasileiro, a pardela-de-Trindade (Pterodroma arminjoniana) e a pardela-de-asa-larga (Puffinus lherminieri). Ambas apresentam problemas específicos de conservação, uma vez que suas colônias estão em ilhas vulneráveis à introdução de predadores e à destruição de hábitats. Outra ação que será discutida é a adoção de medidas para reduzir a captura de aves oceânicas em seis técnicas de pesca industrial, a exemplo do espinhel de fundo, cuja espécie alvo é principalmente o bagre.
Especialistas em conservação estarão presentes ao encontro, representando entidades acadêmicas e governamentais. O Projeto Albatroz, organização responsável pela coordenação executiva do PLANACAP, também participará, representado por Tatiana Neves, coordenadora geral da organização; Caio Marques, coordenador da base do Projeto em Itaipava (ES), e Juliana Yuri Saviolli, coordenadora de Medicina da Conservação da organização. A reunião é realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), órgão que coordena o PLANACAP, e termina amanhã (11).
Leia mais
+ Notícias

Ações de sensibilização de longo prazo transforma ...
Estudo inédito da Rede BIOMAR e do Programa Maré de Ciência da UNIFESP revela que projetos de conser...
22/10/2025
22/10/2025 Leia mais
Pinguins-de-Magalhães resgatados pelo Instituto Al...
Pretinho e Piratinha, resgatados e reabilitados pelo PMP-BC/ES no ano passado não estão aptos para v...
15/10/2025
15/10/2025 Leia mais




