X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Ações do Planacap são discutidas

Especialistas reunidos em outubro discutiram novas ações e, agora, acompanham seu andamento

 

As ações do Plano de Ação Nacional para Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) serão discutidas durante oficina de monitoria que começa hoje (10) na Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBIO) em Iperó (SP). O Plano foi revisado em outubro do ano passado, quando seus objetivos foram revistos e novas ações, estabelecidas.

A oficina de monitoria tem como objetivo avaliar o andamento das ações determinadas em outubro. Entre elas, está a definição de áreas marinhas prioritárias para conservação e, ainda, as medidas de proteção para duas únicas espécies de petréis que nidificam em território brasileiro, a pardela-de-Trindade (Pterodroma arminjoniana) e a pardela-de-asa-larga (Puffinus lherminieri). Ambas apresentam problemas específicos de conservação, uma vez que suas colônias estão em ilhas vulneráveis à introdução de predadores e à destruição de hábitats.  Outra ação que será discutida é a adoção de medidas para reduzir a captura de aves oceânicas em seis técnicas de pesca industrial, a exemplo do espinhel de fundo, cuja espécie alvo é principalmente o bagre.

Especialistas em conservação estarão presentes ao encontro, representando entidades acadêmicas e governamentais. O Projeto Albatroz, organização responsável pela coordenação executiva do PLANACAP, também participará, representado por Tatiana Neves, coordenadora geral da organização; Caio Marques, coordenador da base do Projeto em Itaipava (ES), e Juliana Yuri Saviolli, coordenadora de Medicina da Conservação da organização. A reunião é realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), órgão que coordena o PLANACAP, e termina amanhã (11).


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais