X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

5 atividades para envolver as crianças na conservação marinha durante as férias

5 DICAS DE ATIVIDADES

Desenho, pintura, atividades manuais e vídeos educativos gratuitos ensinam sobre biodiversidade, ecologia e a importância de albatrozes e petréis

Na educação ambiental, a primeira infância é um período especial: nos primeiros dez anos de vida, as crianças estão em formação emocional, intelectual e social, curiosas e engajadas com a aprendizagem prática, por meio de experiências que enriquecem seu conhecimento. Por esse motivo, as férias são um período de grande importância para exercitar a criatividade, o pensamento lógico e a imaginação. A equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, fez uma seleção de cinco atividades para envolver as crianças com a conservação marinha durante as férias deste ano.

Ao colocar a mão na massa por meio da pintura, desenho ou artesanato, os pequenos podem ser apresentados a conceitos complexos sobre o mundo à sua volta de maneira divertida e lúdica. Por exemplo, ao colorir um albatroz, eles podem conhecer mais sobre a biologia da ave, o formato do seu bico, o tamanho das asas, do que se alimentam, onde vivem e outras curiosidades sobre seu comportamento. 

Com vídeos e histórias em quadrinhos, podem entender a diferença entre as espécies, quais são os perigos que enfrentam em alto-mar e como contribuir para sua proteção. Nesta etapa, elas aprendem sobre a conservação marinha de forma prática, os comportamentos e atitudes que ajudam o meio ambiente, como descartar lixo corretamente, não poluir o oceano, evitar o uso de plástico de uso único, entre outros, compartilhando com a família e amigos e, assim, amplificando as mensagens ambientais.

Todas as atividades podem ser feitas em casa, de forma gratuita, com a supervisão dos pais ou responsáveis. Para começar, basta ter um computador com acesso à internet, impressora, materiais para colorir e outros itens artísticos, como algodão, tinta, argila, etc.

Confira abaixo cinco atividades para envolver as crianças na conservação marinha:

1 - Livro para colorir

Desenvolvido pelo Projeto Albatroz, o Livro para Colorir foi criado para promover os albatrozes com a proposta de conhecer as aves de uma maneira divertida. O material digital conta com 11 ilustrações desenvolvidas em parceria com o artista plástico Huber e ainda de bônus um jogo de caça-palavras das personagens da turminha da Albatrupe. 

2 - Vídeos da Albatrupe

A Albatrupe foi criada para sensibilizar as pessoas para a conservação de albatrozes e petréis. As espécies escolhidas como personagens foram selecionadas de acordo com o grau de extinção e de ocorrência no Brasil. Os detalhes da personalidade de cada um se aproximam do comportamento biológico das aves. Téo, Fred, Tristão, Judith, Alba, Tina e Sophia apresentam a vida dos albatrozes para as crianças de forma divertida e lúdica. Todos os episódios da Albatrupe estão disponíveis no YouTube. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.

3 - Oficina de ninhos de albatroz

Uma das atividades preferidas das crianças durante as ações de educação ambiental, a oficina de ninhos de albatroz também pode ser feita em casa, com ajuda dos pais ou responsáveis. Basta juntar a criançada e comprar materiais básicos de artesanato como algodão, argila e tinta plástica. Ao moldar os albatrozes, as crianças aprendem sobre sua biologia.

4 - Folhas de atividades do albatroz

Que tal unir diversão e educação ambiental para crianças? As Folhas de Atividades do Albatroz vão ajudar nessa jornada de descoberta com histórias, jogos e brincadeiras de colorir para os pequenos exploradores da vida marinha! No total, há sete edições disponíveis para download gratuito. Basta imprimir e se divertir.

5 - História em Quadrinhos da Albatrupe

Os mesmos personagens divertidos dos episódios da Albatrupe no YouTube estão nesse livro de história em quadrinhos para uma aventura especial. Em “Espanta Albatroz”, as crianças aprendem mais sobre o universo da conservação marinha e o papel do toriline, uma linha com fitas coloridas que é utilizada pelos barcos de pesca para espantar as aves e, assim, protegê-las da captura incidental.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais