X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Exposição de fotos do Projeto Albatroz será inaugurada em Cabo Frio (RJ)

Foto Notícias_Exposição Atualizada Cabo Frio

Festa de inauguração contará com música ao vivo, coquetel, abraços grátis e atrações artísticas no Terminal Transatlântico. No evento, será assinado um documento de intenção para cessão de área em prol da conservação de albatrozes

Integrando a abertura oficial da temporada de verão do município, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, realiza, no próximo domingo (25), a inauguração da exposição de fotos ‘Projeto Albatroz: Conservando a biodiversidade marinha’, que foi recentemente reformulada. O evento terá performances artísticas de atores e malabaristas santistas e também do cantor Vinicius Santa Rosa. A solenidade contará ainda com a presença do prefeito Dr. Adriano de Teves Moreno, que assinará na ocasião termo que declara sua intenção de disponibilização de local para a construção de um Centro de Visitantes, onde a população de Cabo Frio e turistas poderão conhecer melhor o trabalho do Projeto Albatroz. A programação acontecerá no Terminal Transatlântico a partir das 17h30.

O acervo da exposição conta com 16 imagens registradas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic; Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.

Registradas durante embarques marítimos e visitas aos longínquos santuários de reprodução das aves, as imagens retratam a majestade dos albatrozes em seu voo, interação com os barcos pesqueiros e também os profissionais que trabalham no duro ambiente marinho.

Além das fotos, há também uma réplica de um casal de albatrozes viageiros em tamanho real. Essa é uma das maiores espécies de aves oceânicas do mundo, que pode chegar a cerca de 3,5 metros de uma ponta a outra e viver por mais de 50 anos. 

Com a exposição instalada no ponto turístico localizado às margens do canal da cidade, a expectativa é que milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros, conheçam mais sobre a ave oceânica ameaçada de extinção e sua conservação. Principalmente durante a temporada de cruzeiros e de férias.

“A chegada da exposição em caráter definitivo para o Terminal Transatlântico é de suma importância, porque o local recebe diversos navios de visitantes e também é aberto a visitação, o que aumenta a visibilidade do Projeto e faz com que a mensagem de conservação atinja mais pessoas”, afirma o coordenador do Projeto Albatroz em Cabo Frio, Eduardo Pimenta.

A programação artística do evento contará com os malabaristas Léo Calvino e Marcelo Mamute, a performance Abraços Grátis realizada por animadores fantasiados de albatrozes e também com a música regional do cantor Vinicius Santa Rosa.

Centro de Visitantes

Uma grande conquista e importante para o futuro do Projeto Albatroz e de Cabo Frio será a criação de um Centro de Visitantes para a região. O prefeito do município, Dr. Adriano de Teves Moreno, e a coordenadora geral do projeto, Tatiana Neves, firmarão no evento um termo de intenção para a cessão de uma área próxima ao Parque Municipal Dormitório das Garças.

O objetivo, segundo a coordenadora, é a construção do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz. “Nossa ideia é criar uma área que envolva o turista, valorizando a cultura salineira e pesqueira de Cabo Frio, tão importantes na região. E claro, sensibilizar sobre a importância da conservação do meio ambiente marinho e sua fauna, especialmente a ameaçada de extinção”.

A inspiração para o futuro centro é a unidade do Projeto Tamar na Praia do Forte (BA). “O centro deles trouxe turismo fortíssimo para a cidade de Mata de São Francisco, transformando o local, pouco conhecido até então, em um dos polos turísticos mais importantes do Brasil”, afirma Tatiana Neves.

Serviço:

Inauguração da exposição de fotos do Projeto Albatroz no Terminal Transatlântico

Data: 25 de novembro de 2018 (domingo)

Horário: 17h30 às 21h30

Local: Terminal Transatlântico de Cabo Frio (Avenida Nossa Senhora da Assunção, 15, Passagem)

Entrada: gratuita

CONVITE APROVADO_EXPOSIÇÃO CB

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais