• Portugues
  • English
  • Spanish

Exposição de fotos do Projeto Albatroz será inaugurada em Cabo Frio (RJ)

Foto Notícias_Exposição Atualizada Cabo Frio

Festa de inauguração contará com música ao vivo, coquetel, abraços grátis e atrações artísticas no Terminal Transatlântico. No evento, será assinado um documento de intenção para cessão de área em prol da conservação de albatrozes

Integrando a abertura oficial da temporada de verão do município, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, realiza, no próximo domingo (25), a inauguração da exposição de fotos ‘Projeto Albatroz: Conservando a biodiversidade marinha’, que foi recentemente reformulada. O evento terá performances artísticas de atores e malabaristas santistas e também do cantor Vinicius Santa Rosa. A solenidade contará ainda com a presença do prefeito Dr. Adriano de Teves Moreno, que assinará na ocasião termo que declara sua intenção de disponibilização de local para a construção de um Centro de Visitantes, onde a população de Cabo Frio e turistas poderão conhecer melhor o trabalho do Projeto Albatroz. A programação acontecerá no Terminal Transatlântico a partir das 17h30.

O acervo da exposição conta com 16 imagens registradas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic; Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, integrantes do Projeto Albatroz; além de Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.

Registradas durante embarques marítimos e visitas aos longínquos santuários de reprodução das aves, as imagens retratam a majestade dos albatrozes em seu voo, interação com os barcos pesqueiros e também os profissionais que trabalham no duro ambiente marinho.

Além das fotos, há também uma réplica de um casal de albatrozes viageiros em tamanho real. Essa é uma das maiores espécies de aves oceânicas do mundo, que pode chegar a cerca de 3,5 metros de uma ponta a outra e viver por mais de 50 anos. 

Com a exposição instalada no ponto turístico localizado às margens do canal da cidade, a expectativa é que milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros, conheçam mais sobre a ave oceânica ameaçada de extinção e sua conservação. Principalmente durante a temporada de cruzeiros e de férias.

“A chegada da exposição em caráter definitivo para o Terminal Transatlântico é de suma importância, porque o local recebe diversos navios de visitantes e também é aberto a visitação, o que aumenta a visibilidade do Projeto e faz com que a mensagem de conservação atinja mais pessoas”, afirma o coordenador do Projeto Albatroz em Cabo Frio, Eduardo Pimenta.

A programação artística do evento contará com os malabaristas Léo Calvino e Marcelo Mamute, a performance Abraços Grátis realizada por animadores fantasiados de albatrozes e também com a música regional do cantor Vinicius Santa Rosa.

Centro de Visitantes

Uma grande conquista e importante para o futuro do Projeto Albatroz e de Cabo Frio será a criação de um Centro de Visitantes para a região. O prefeito do município, Dr. Adriano de Teves Moreno, e a coordenadora geral do projeto, Tatiana Neves, firmarão no evento um termo de intenção para a cessão de uma área próxima ao Parque Municipal Dormitório das Garças.

O objetivo, segundo a coordenadora, é a construção do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz. “Nossa ideia é criar uma área que envolva o turista, valorizando a cultura salineira e pesqueira de Cabo Frio, tão importantes na região. E claro, sensibilizar sobre a importância da conservação do meio ambiente marinho e sua fauna, especialmente a ameaçada de extinção”.

A inspiração para o futuro centro é a unidade do Projeto Tamar na Praia do Forte (BA). “O centro deles trouxe turismo fortíssimo para a cidade de Mata de São Francisco, transformando o local, pouco conhecido até então, em um dos polos turísticos mais importantes do Brasil”, afirma Tatiana Neves.

Serviço:

Inauguração da exposição de fotos do Projeto Albatroz no Terminal Transatlântico

Data: 25 de novembro de 2018 (domingo)

Horário: 17h30 às 21h30

Local: Terminal Transatlântico de Cabo Frio (Avenida Nossa Senhora da Assunção, 15, Passagem)

Entrada: gratuita

CONVITE APROVADO_EXPOSIÇÃO CB

Leia mais

+ Notícias

WhatsApp Image 2019-08-14 at 16.28.09 (1)

Exposição ‘Vida no Mar’, do Dr. Dimas Gianuca, che...

Mostra segue até março do ano que vem com 11 fotografias registradas pelo coordenador científico do Projeto Albatroz em suas expedições de pesquisaApós uma tempo...

14/08/2019 Leia mais
Ti?-sangue Ramphocelus bresilius - Foto Ciro Albano - SAVE Brasil

O que fazer quando encontrar uma ave silvestre na ...

Diversas espécies de aves silvestres nativas da Mata Atlântica podem acabar no meio urbano, correndo risco de morte. Saiba o que fazer e a quais órgãos recorrer ...

14/08/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais