Ensino Fundamental I

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar alunos e educadores para a conservação de Albatrozes e Petréis e do ecossistema costeiro como um todo. O programa é realizado dentro do ambiente escolar e em outros espaços de ensino, promovendo atividades para os estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e Educação para Jovens e Adultos (EJA) com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A metodologia do Ensino Fundamental I é a seguinte::

Espaço Albatroz

1ª Etapa: capacitação de educadores

Para as atividades em ambiente de ensino, os educadores recebem informações sobre o Projeto Albatroz e conhecem a proposta metodológica das atividades do Programa Albatroz na Escola. Neste primeiro contato, eles conhecem os materiais didáticos oferecidos pelo Projeto e se preparam para a próxima etapa, realizada junto aos alunos. A capacitação tem o objetivo de ampliar o conhecimento de professores sobre a biodiversidade marinha de forma integrada, contribuindo com o despertar da postura crítica de futuras gerações sobre a conservação do ambiente marinho.

O material didático elaborado especificamente para o PAE consiste na Cartilha de Educação Ambiental Marinha “Livro do Professor”, que propõe a ampliação da temática marinha em sala de aula, de forma a explorar questões como a importância de conservação dos oceanos, pesca, impactos ambientais e a relação dos albatrozes e petréis com esses aspectos. Os temas são apresentados em seis capítulos, que incluem sugestões de diversas atividades além de textos de apoio. Também são entregues folders e outros materiais informativos do Projeto e de nossos parceiros da Rede Biomar (Projeto Tamar, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Baleia Jubarte).

2ª Etapa: atividades com os alunos

Em um segundo momento, os alunos assistem a uma palestra que explica o que são albatrozes e petréis e como cada pessoa pode ajudar a conservar essas espécies com pequenos gestos no dia a dia, como com a redução de consumo de materiais descartáveis, por exemplo. Após a apresentação, os estudantes recebem a Cartilha de Educação Ambiental Marinha “Livro do Aluno”, em que estão reunidas atividades relacionadas aos conteúdos abordados na palestra, como Liga Pontos, Caça-Palavras e Cruzadinhas. Este livro tem como apoio o “Livro do Professor”, já citado anteriormente.

Os alunos também participam de jogos e brincadeiras sobre a biodiversidade marinha no Espaço Albatroz. Ele é montado nas escolas por três dias, em média. O Espaço Albatroz consiste em atividades lúdicas que buscam trabalhar os temas apresentados na palestra, como forma de assimilação das informações sobre as aves, a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, a problemática da poluição dos oceanos, entre outros.

As atividades oferecidas neste espaço são: ‘A Grande Viagem do Albatroz’, um jogo de tabuleiro gigante no qual as crianças fazem o papel do albatroz que viaja de ilhas distantes da Antártica até águas brasileiras para buscar alimento para o seu filhote. No Painel de Envergadura, os alunos podem comparar o tamanho de seus braços com o das asas dos albatrozes, consideradas as maiores da natureza, que chegam a 3,5 metros de uma ponta à outra. O Jogo da Memória Marinha tem peças gigantes de albatrozes e de outros animais marinhos da Rede Biomar. Já no Cantinho da Pintura, as crianças podem utilizar a criatividade para descrever o que acabaram de aprender junto ao Projeto Albatroz.

Como levar as ações do Programa Albatroz na Escola para sua escola?

As escolas interessadas em aderir às atividades do Programa Albatroz na Escola podem entrar em contato pelo telefone: (13) 3324-6008. A adesão é gratuita.


Leia mais

+ Albatroz na Escola

Ensino Médio e EJA...

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar alunos e educadores para a conservação de Albatroz...

09/01/2018 Leia mais

Ensino Fundamental II...

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar alunos e educadores para a conservação de Albatroz...

09/01/2018 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais