Quem somos

Albatrozes são aves marinhas migratórias e passam a maior parte de sua vida em alto mar, onde interagem com a pesca de espinhel. O alvo desta técnica de pesca industrial são peixes grandes como o atum. Sem intenção, a pescaria pode fisgar também albatrozes e petréis. Reduzir esta captura incidental é a maior missão do Projeto Albatroz.

O trabalho que desenvolvemos é mantido pelo Instituto Albatroz, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Para que nossa missão seja cumprida trabalhamos em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

Nossa principal linha de ação é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas.

Como resultado desse esforço, temos a formulação de medidas que protegem as aves, a sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e o apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas belas aves no Brasil.

Contamos com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e temos o apoio da Royal Society for Protection of Birds (RSPB), do programa Albatross Task Force (ATF), Save Brasil, Birdlife International e Ministério da Pesca e Aquicultura.

Atualmente, temos base nas cidades de Santos (SP), Itajaí (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

 


+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais