X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Workshop de Jornalismo Ambiental no Rio de Janeiro terá transmissão online

ConviteRJ

Reunindo especialistas e jornalistas da área ambiental, evento da Rede Biomar será realizado na PUC-Rio

Visando fortalecer a formação de jornalistas comprometidos com as causas ambientais, será realizado no dia 27 de setembro, na PUC-Rio, o Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar. A rede é composta por cinco importantes projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Como o trabalho de todos está relacionado à biodiversidade nos oceanos, o tema do evento será "Conservação Marinha em Pauta”.
Entre 13h e 19h, com transmissão ao vivo pela TV PUC-Rio, os palestrantes compartilharão informações sobre os oceanos e sua biodiversidade, assim como sobre os desafios e caminhos da comunicação ambiental no cenário atual.
A mediadora do encontro será a jornalista ambiental Paulina Chamorro.


MESA 1 - das 13h às 15h
•    Márcia Engel, bióloga, mestre em zoologia e coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte
•    Paulina Chamorro, jornalista ambiental

MESA 2 – das 15h às 17h
•    Tatiana Neves, bióloga, mestre em oceanografia e coordenadora geral do Projeto Albatroz
•    Ana Lucia Azevedo, jornalista  - O Globo

MESA 3 - das 17h às 19h
•    Clóvis Castro, biólogo, doutor em zoologia e coordenador geral do Projeto Coral Vivo
•    Eduardo Carvalho, jornalista da equipe de conteúdo e curadoria do Museu do Amanhã


Clóvis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo
Professor do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, biólogo marinho, mestre e doutor em zoologia, especializado em corais e recifes de coral. Contribuiu para a criação dos Parques Nacionais de Abrolhos e Fernando de Noronha, entre outras unidades de conservação marinhas, foi relator de recifes de coral no workshop do Ministério do Meio Ambiente para Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha (1999), é coordenador geral do Projeto Coral Vivo e coordenador executivo do recém aprovado Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

Paulina Chamorro, jornalista ambiental
Diretora da Andina Comunicação e apresentadora do programa Vozes do Planeta, na Rádio Vozes. Foi coordenadora de meio ambiente e cidadania das emissoras do Grupo Estado, Rádio Eldorado e Rádio Estadão. Apresentou os programas Planeta Eldorado, Planeta Estadão e a Semana Estado de Jornalismo. Coordenou o projeto Pintou Limpeza. Também foi produtora de campo e Relações Públicas da documentarista Céline Cousteau no projeto Tribes on the Edge, no Vale do Javari, Amazônia. Possui o blog Vias Alterlatinas. Vencedora de dois prêmios Chico Mendes como melhor programa de rádio e da medalha João Pedro Cardoso, do governo do Estado de São Paulo.

Tatiana Neves, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz
Bióloga e mestre em Oceanografia Biológica pela FURG-RS. É coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, autora e coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional para a conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), membro do Subcomitê para a Pesca de Atuns  e Afins, coordenadora brasileira para o programa Albatross Task Force, da Birdlife  International, e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Capturas Incidentais do Acordo Internacional para Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP). Também contribuiu para a criação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e do Refúgio da Vida Silvestre de Alcatrazes.

Ana Lucia Azevedo, jornalista – O Globo
Colunista do Jornal O Globo. Ex-editora de ciência, meio ambiente, saúde e história do jornal O Globo. Mestre em geografia pela UFRJ e bacharel em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica (CNPq) a mais importante distinção concedida ao jornalismo de ciência no Brasil, pelo conjunto de sua carreira. Ganhou também o Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Ambiental e Tecnológica (2002).

Márcia Engel, coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte
Bióloga, com mestrado em Zoologia pela PUC-RS e doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz – BA. Fundadora e Presidente do Instituto Baleia Jubarte desde sua criação, em 1996. Participou da elaboração das três versões do Plano de Ação para a Conservação de Mamíferos Aquáticos no Brasil e da Avaliação do Status dos Grandes Cetáceos feita pelo ICMBIO/MMA. Desde 1999 tem participado das reuniões da Comissão Baleeira Internacional, como representante da sociedade civil ou como membro da delegação brasileira. É coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte.

Eduardo Carvalho, jornalista da equipe de conteúdo e curadoria do Museu do Amanhã
Pós-graduado em Jornalismo Científico pela UNICAMP, bacharel em jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba, com especialização em jornalismo de negócios e econômicos. Integra a equipe de conteúdo e curadoria do Museu do Amanhã. Foi editor-chefe do Portal do Governo de São Paulo, editor de conteúdo web do portal G1, repórter de economia e negócios do Jornal O Vale.

 

Por Leonar Franco


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais