X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Rede Biomar realiza Workshop de Jornalismo Ambiental em São Paulo

Reunindo especialistas e jornalistas da área ambiental, a Rede Biomar realizou o Workshop de Jornalismo Ambiental no SESC Santana, em São Paulo.

 

Com objetivo de fortalecer a formação de jornalistas comprometidos com as causas ambientais, foi realizado em São Paulo, no final do mês de março, o Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar. O evento ocorreu no SESC Santana e trouxe o tema \\\"Conservação Marinha em Pauta”. Entre os convidados estavam dois representantes da Rede Biomar, composta por cinco projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.

Os palestrantes Tatiana Neves, Coordenadora Geral e fundadora do Projeto Albatroz, José Martins da Silva Júnior, Coordenador do Projeto Golfinho Rotador e Analista Ambiental do ICMBIO, João Malavolta, jornalista e dirigente da Ecosurf e Fabio de Castro, Jornalista Científico e repórter do Grupo Estado, compartilharam informações sobre os oceanos e sua biodiversidade, assim como sobre os desafios da comunicação ambiental no cenário atual. A mediadora do encontro foi a jornalista ambiental Paulina Chamorro que é Jornalista Ambiental, editora de meio ambiente e apresentadora de programas nas Rádios Estadão e Eldorado.

Veja o álbum de fotos do evento aqui

Tatiana Neves deu inicio ao encontro explicando como vive o Albatroz e as medidas que o Projeto utiliza para protegê-los. “Nós precisamos de uma parceria fundamental, que são justamente vocês: nossos veículos de mídia, os jornalistas. Vocês são fundamentais para fazer o público compreender tudo isso que acontece em alto mar”,  ressaltou Tatiana.

João Malavolta falou da relevância das redes sociais para sensibilizar a população. Ele explicou o trabalho da Ecosurf na redes sociais, especialmente no Facebook que, segundo ele, é a plataforma que traz o maior alcance de pessoas no mundo atualmente. “No ponto de vista da comunicação esses dados tocam profundamente, enquanto jornalistas, aguça a nossa vontade de produzir pautas e de levar informação para mais pessoas”, afirmou João sobre a importância dos dados de alcance e feedback registrados pelo Facebook.

José Martins explicou as dificuldades que a vida marinha enfrenta devido a degradação da natureza em diversos fatores, como o aquecimento global.  “No mar nós temos duas causas que afetam a vida marinha, o aumento da temperatura e a acidificação. O aumento da temperatura é fácil ver no nosso dia a dia, e a acidificação é o mar ficando mais ácido, e isso tem uma consequência drástica no mar, porque organismos que fazem cara-placita interna e externa, como por exemplo, a lagosta, a tartaruga, os corais; eles precisam retirar carbonato de cálcio da água e isso só acontece em um pH específico, não acontece no pH ácido.” Ressaltou José.

Fabio de Castro explicou a importância de o jornalista ler revistas cientificas. Ele afirmou que a ciência, diferentemente das outras áreas, pode ser facilmente interpretada de maneira errônea e acabar produzindo uma informação equivocada. Por isso é importante ter boas fontes para a publicação de matérias cientificas. “Uma dica para encontrarmos ciência séria e ciência relevante é olharmos as revistas cientificas, acho que esse é o principal manancial de pautas para a gente”, afirmou Fabio.

Destinado em especial aos profissionais e estudantes de comunicação, o workshop também foi aberto para o público em geral, com participação gratuita. 

\\\"\\\" \\\"\\\"

\\\"\\\"  \\\"\\\"

*Colaborou para o texto: Rebeca de Souza


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais