X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz realiza ações na Semana do Meio Ambiente

Oficina de montagem de móbiles no Aquário Municipal de Santos

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, levará atividades de educação ambiental para Santos e Ubatuba (SP) durante esta Semana de Meio Ambiente. Hoje (3), alunos da escola municipal Lourdes Ortiz e o público em geral participaram de ações do ‘Programa Albatroz na Escola’ no Aquário de Santos (SP). Na próxima sexta e sábado (6 e 7 de junho), o Albatroz fará parte da ‘I Semana do Mar: Em busca de soluções’, uma realização do Aquário de Ubatuba e do Projeto Tamar. No evento, será inaugurada a réplica permanente em tamanho real do Albatroz-do-nariz-amarelo-do-Atlântico (Thalassarche chlororhynchos). Professores serão capacitados com o ‘Programa Albatroz na Escola’, e o Projeto participará da Tenda Literária ‘Amigos do Mar’, apresentando palestra e a performance ‘Abraços Grátis’.

No Aquário de Santos, os alunos participaram de ações educativas com enfoque lúdico que explicam a importância da conservação marinha, em especial de albatrozes e petréis. O destaque é a contação da história “Um homem de sorte” que narra o encontro de um pescador com o albatroz pela primeira vez. Além destas atividades, participam de oficinas de pintura de rosto e confecção de móbiles de albatroz com materiais recicláveis.  Ao final recebem exemplares da história em quadrinhos. \\\"Queremos sensibilizar estas crianças o quanto antes a respeito da preservação ambiental. A nossa geração nasceu e foi aprendendo a preservar ao logo do tempo, mas hoje os jovens têm a oportunidade de já crescer com esses conceitos, o que torna mais fácil o trabalho de educação ambiental. A resposta das crianças é muito bacana, a gente também acaba aprendendo bastante\\\", explica Érica Stange, assistente de educação ambiental e responsável pela atividade no Aquário.

Em Ubatuba, o Projeto Albatroz inicia a atuação com o ‘Espaço Albatroz’ montado no Centro de Visitação do Tamar, onde serão distribuídas informações sobre o evento, e as crianças poderão brincar com o Jogo da Memória Marinha. Simultaneamente, no dia 6- das 14h às 17h-, haverá capacitação de professores da rede municipal de ensino de Ubatuba com a palestra ‘Programa Amigos do Mar apresenta o Projeto Albatroz na Escola’, no auditório do Tamar.

Às 19h30 será realizada palestra ‘Projeto Albatroz: Conservação de Aves Oceânicas’, além da inauguração de réplica em tamanho real do albatroz-do-nariz-amarelo-do-Atlântico (Thalassarche chlororhynchos), que mede dois metros com as asas abertas. A réplica ficará em exposição permanente no centro.

 No sábado (7), está programada a realização da performance ‘Abraços Grátis’, com animadores fantasiados de albatroz e petrel durante o dia.  Às 18h será realizada a Tenda Literária ‘Amigos do Mar’ com a presença de autores renomados em biodiversidade marinha, entre eles, Tatiana Neves, Coordenadora Geral do Projeto Albatroz e autora do livro ‘Albatroz, um Projeto pela Vida’, além de Amyr, Marina e as irmãs Klink, a fotógrafa subaquática Maristela Colucci e o jornalista da Revista Horizonte Geográfico, Peter Milk. Todos estarão à disposição para apresentar suas publicações e dar autógrafos A partir das 19h, será exibido o vídeo ‘Galope do Biomar’, Rede de Projetos patrocinados pela Petrobras que trabalham com ações conjuntas, da qual fazem parte os Projetos Albatroz, Tamar, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Coral Vivo. 

I Semana do Mar do Aquário de Ubatuba e do Projeto Tamar

O Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba realizam a ‘I Semana do Mar: Em busca de soluções’, para sensibilizar, oportunizar reflexões e realizar ações em prol da proteção dos mares e oceanos. A I Semana está na programação do ‘V Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’ de Ubatuba (SP). O evento começou no último 30 e será encerrado no dia 7 com um cerimonial comemorativo aos 10 anos do Instituto Arcor Brasil, patrocinador regional do Projeto Tamar e haverá show de Luís Perequê & Banda, com participação especial de Sá & Guarabira. 

Pintura em rosto Pintura de animais marinhos Contação de histórias Pardela-de-óculos

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais