X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz participa do Festival Brasileiro de Aves Migratórias, em Mostardas (RS)

Treinamento de voluntários

Entre os dias 13 e 16 de novembro, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participou da 11ª edição do Festival Brasileiro de Aves Migratórias do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, que aconteceu em Mostardas (RS). Foram realizados minicurso, atividades com alunos e professores da rede municipal e atendimento ao público no estande montado no local.

O evento traz a proposta de promover a sensibilização ambiental, mostrando o papel de cada um na conservação da biodiversidade e as possibilidades de contribuição para um modelo de desenvolvimento da região associado ao respeito à vida. Para o Chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, o biólogo Hellen José Florez Rocha, a participação do Projeto Albatroz foi um diferencial desta edição. Segundo ele, “as atividades de educação ambiental com professores e alunos da região contribuíram imensamente para a compreensão do nosso papel na conservação da biodiversidade e sua implicação para as gerações futuras”.

No primeiro dia, a equipe do Projeto Albatroz capacitou professores da rede municipal de Mostardas, incentivando a abordagem da conservação ambiental marinha na sala de aula. No dia seguinte, foi ministrada uma palestra sobre a conservação e a biologia dos albatrozes e petréis para cerca de 200 crianças, que depois participaram das oficinas de pintura e artesanato relacionadas ao assunto, confeccionando móbiles de animais marinhos com materiais recicláveis, máscaras de albatrozes e ninhos em miniatura.

Além das atividades com alunos e educadores, voluntários foram treinados para auxiliar a equipe no estande do Projeto, que ficou montado durante todo o evento para que o público pudesse conhecer melhor os albatrozes e petréis, com banners informativos, painel de envergadura e materiais explicativos sobre a pesca de espinhel e a captura incidental destas aves oceânicas.

Dentro da programação técnico-científica do evento, o Coordenador da Base Regional do Rio Grande do Sul do Projeto Albatroz, Augusto Costa, foi o responsável pelo minicurso de três dias ‘Biologia e Conservação de Aves Marinhas’. Augusto Costa ressalta que “é muito estimulante poder trazer o Albatroz para o Parque da Lagoa do Peixe e encontrar pessoas tão interessadas e receptivas. Foi uma experiência ótima”. O festival ainda contou com outros minicursos, seminários, palestras, exposições e oficinas, além da feira de artesanato, apresentações artísticas e shows.

Estande informativo do Projeto Albatroz Estande informativo do Projeto Albatroz Capacitação de professores Oficina de pintura Voluntários do Projeto Albatroz em Mostardas (RS) Minicurso 'Biologia e Conservação de Aves Marinhas' Palestra do Projeto Albatroz Saída a campo do minicurso 'Biologia e Conservação de Aves Marinhas' Saída a campo do minicurso 'Biologia e Conservação de Aves Marinhas'

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais