X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz compõe novo acervo do Museu de Pesca de Santos

Depois de permanecer fechado por nove meses para realização de obras de restauração, o Museu de Pesca de Santos reabre ao público nesta sexta-feira (4 de julho), a partir das 09h, cheio de novidades. Uma delas é a presença da réplica em tamanho real de um casal de albatrozes no momento da corte e da maquete da pesca de espinhel, demonstrando o uso do toriline, uma das medidas mitigadoras utilizadas pelos pescadores para reduzir a captura incidental dos albatrozes durante a pesca de grandes peixes, como o atum. As peças foram cedidas pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e fazem parte da revitalização do acervo do museu.

A principal função do Museu de Pesca é desenvolver ações científico-culturais, sensibilizando a comunidade sobre a importância da utilização racional do bioma marinho. “O Projeto Albatroz é profundamente grato ao Museu. Temos uma relação antiga e duradoura. Nossa contribuição para a reabertura é uma consagração dessa linda história. Como toda a população de Santos, temos muito orgulho do trabalho realizado no Museu de Pesca e de termos esta fundamental ferramenta para a conservação das espécies marinhas tão perto de nós, em todos os sentidos”, afirma Tatiana Neves, fundadora e Coordenadora Geral do Projeto Albatroz.

O Governador Geraldo Alckmin estará presente no evento para oficializar a entrega das obras de restauração das instalações do Museu, que pertence ao Instituto de Pesca (IP). Representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo também comparecerão para assinar um protocolo de intenções para a elaboração do projeto de museografia da instituição, localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama, 192, Santos (SP).


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais