X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Grandes personalidades participam do Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar

Para comemorar os 25 anos do Projeto Albatroz, o Festival Albatroz Socioambiental foi realizado no Centro de Cultura Patrícia Galvão - espaço que abriga o MISS e o Teatro Municipal de Santos. Nos dias 16 e 17 de outubro,  um Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar, deixou ainda mais rica a programação do evento. Com o tema “Água e biodiversidade aquática!”, o dia 16 contou com a presença da escritora e jornalista Patrícia Palumbo, do fotógrafo da revista National Geographic Luciano Candisani, da bióloga, educadora ambiental e blogueira Andreé de Ridder e do bacharel em audiovisual, diretor dos documentários “Entre Rios” e da série “Volume Vivo”  Caio Silva Ferraz.

A palestra que duraria em média cinquenta minutos se estendeu e foi transformada num bate papo descontraído, reforçando a importância da conscientização e dos cuidados que a sociedade precisar ter com a utilização da água e o meio ambiente. Na platéia, profissionais de jornalismo, alunos e interessados pelo tema puderam adquirir bastante conhecimento.

Candisani apresentou algumas de suas fotos e explicou a maneira como trabalha. O fotógrafo mergulha em mares, rios e registra os momentos dos animais e a relação que eles têm com a água e com a natureza. O objetivo de Luciano não é apenas tirar uma fotografia e sim contar histórias através delas. Segundo ele, uma foto fala mais que um texto, a intenção é fazer a comunicação com a vida.

A bióloga Andreé Ridder esclareceu como funciona o Instituto Supereco e o Projeto Tecendo as Águas. Ambos são realizações da Petrobrás e o intuito é levar conhecimento à população com o foco estratégico no aprimoramento e fortalecimento da educação ambiental para os corredores da biodiversidade, principalmente o corredor da Serra do Mar. O Projeto Tecendo as águas realizou diversas atividades em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, envolvendo diferentes comunidades da região para tentar resolver as questões ambientais locais, transmitindo ainda uma rádio realizada pela população. (www.supereco.com)

A jornalista Patrícia Palumbo, presidente do Instituto Albatroz, contou como foi sua infância no litoral norte e a maneira como desde jovem se interessava pelos assuntos do meio ambiente. Reforçou a ideia de como as pessoas precisam ter conscientização e como esses estudos precisam ser passados adiante.

O diretor Caio Silva Ferraz falou como surgiu o propósito de fazer o documentário Entre Rios que mostra a importância dos cursos de água na maior metrópole do país e como a cidade de São Paulo cresceu, originando vários problemas encontrados nos dias de hoje.

 

Escrito por: Jessica Paiva


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais