X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Espetáculo \'O pescador e o albatroz\' atinge mais de mil alunos da rede pública de Santos

Bonecos de albatroz conversam durante a apresentação o CAIS Milton Teixeira

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apresentou a peça musicada ‘O pescador e o albatroz’ entre os dias 6 e 16 de outubro para os alunos do Programa Escola Total, em Santos. A encenação - estrelada por atores e bonecos - é dirigida pela Cia. Teatral Arueiras do Brasil e, mais que entretenimento, foi pensada para sensibilizar as crianças para a importância da conservação de albatrozes e petréis, mostrando a interação destas aves oceânicas com a pesca.

As apresentações atingiram 1085 alunos e 114 professores do Ensino Fundamental I de 19 escolas da Cidade nos núcleos do Escola Total.  A iniciativa é mais uma ação de educação ambiental do Projeto Albatroz, que já atua nas escolas da região com o Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’.

Para Edemilson Prado Dimas, da equipe pedagógica do Escola Total, o teatro foi bastante envolvente, uma oportunidade para as crianças aprenderem enquanto se divertem. “Tivemos uma participação muito bacana dos alunos. Principalmente com as músicas, que envolvem e contagiam. Foi uma experiência muito legal, recomendo a todos e espero desenvolver mais parcerias com o Albatroz”, explica o professor.

A Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, conta que oferecer uma peça de teatro para crianças é um sonho antigo da equipe. “É uma forma diferente de introduzir os conceitos de conservação ambiental marinha permeando as questões social e cultural, incentivando o contato destas crianças com a arte desde cedo”, afirma.

Reconhecida por seus espetáculos infantis, a Cia. Teatral Arueiras do Brasil foi a escolhida para transformar este sonho em realidade. Arlete Ramello, compositora das músicas e membro do elenco da peça, ressalta a importância do teatro como ferramenta lúdica no aprendizado. “A criança normalmente não tem contato com o albatroz, já que ele é um animal que vive em alto-mar. A nossa história conta o que acontece com esse bichinho e mostra que é algo que pode ser evitado: basta ter uma boa ideia e a vontade de proteger o meio ambiente!”, afirma. Já Edivaldo Costa, autor e diretor do espetáculo afirma que desenvolvê-lo para o Projeto Albatroz foi maravilhoso: “A musicalidade, bonecos e outras formas animadas, trazem leveza ao espetáculo, encantam e promovem o envolvimento imediato da criança com a história e o seu conteúdo\\\".

A estreia aconteceu no dia 6 de outubro com duas encenações no Clube Portuários, seguidas por mais oito apresentações no Clube Juventude (07/10), Sambódromo (08/10), Centro Comunitário São Judas (14/10) e Cais Milton Teixeira (16/10). As escolas que participaram foram UME Ayrton Senna da Silva, UME Barão do Rio Branco, UME Deputado Rubens Lara, UME Doutor Dino Bueno, UME Edmea Ladevig, UME Gota de Leite, UME José da Costa e Silva e Sobrinho, UME Irmão José Genésio, UME Martins Fontes, UME Olavo Bilac, UME Oswaldo Justo, UME Padre Leonardo Nunes, UME Professor Mario de Almeida Alcântara, UME Professor Pedro Crescenti, UME Professor Walderi de Almeida, UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, UME Professora Emília Maria Reis, UME Professora Terezinha de Jesus Siqueira Pimentel e UME Vinte e Oito de Fevereiro.

Equipe e alunos interagiram após a apresentação Bonecos mostram a interação das aves oceânicas com a pesca de forma lúdica Atores e bonecos mostram a realidade dos pescadores Arlete Ramello, da Cia. Teatral Arueiras do Brasil, é a responsável pelas músicas da peça As crianças ficaram encantadas com o espetáculo 'O pescador e o albatroz'

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais