X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Animações da Albatrupe estão na 7ª Edição do Circuito Tela Verde

649

Os episódios da divertida animação Albatrupe, criada para sensibilizar as pessoas quanto à conservação de albatrozes e petréis, fazem parte dos vídeos selecionados para a 7ª edição do Circuito Tela Verde. A mostra será exibida em todo o país.

As animações foram uma iniciativa do Projeto Albatroz, que atua há 25 anos pela vida deste grupo de aves mais ameaçado de extinção do planeta e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.  Os personagens são produções da LightStar Studios, que já participou da elaboração de animações como 'A Era do Gelo', 'Mulan', 'Snoopy' e Asterix.

Os detalhes da personalidade de cada um se aproximam do comportamento biológico das aves. As espécies escolhidas como personagens foram selecionadas de acordo com o grau de extinção e de ocorrência no Brasil. A Albatrupe está presente em histórias em quadrinhos, tirinhas, vídeos e materiais promocionais do Projeto Albatroz.

Foram escolhidos três episódios para a mostra:

De barriga cheia - Tina, a personagem mais gulosa da Albatrupe, acredita inocentemente ter passado mal por causa de um único peixinho depois de ter se alimentado com uma impressionante variedade de lixo marinho. O vídeo impacta por alertar para a infinidade de lixo descartado nos oceanos.

Enrolados - A lealdade e a monogamia – característica das aves de formar um único par reprodutivo por toda a vida – é apresentada de forma romântica e divertida, além de passar mensagem sobre a problemática do lixo marinho.

Toriline: O espantalho marinho - Atraídas pelo cheiro das iscas da pesca de espinhel, técnica industrial para capturar peixes grandes, essas aves oceânicas correm o risco de serem fisgadas. Tina e Judith correm perigo na hora de se alimentar e, em seguida, são salvas pela presença do Toriline.

As apresentações dos episódios estão na categoria Animação do evento. E tem como público alvo: jovens, adultos, estudantes, educadores, entre outros.

Os vídeos exibidos devem ser acompanhados de discussões, com o objetivo de promover entre os espectadores o conhecimento da realidade nacional, a reflexão e o aprofundamento dos conteúdos apresentados nos vídeos, motivando a reflexão e intervenções que fortaleçam a sociedade.

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambienta (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos no território nacional e em algumas localidades fora do país.

Assista aqui todos os episódios da Albatrupe

 

Colaborou no texto: Rebeca de Souza


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais