X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Animação Albatrupe incentiva consciência ambiental

Episódio 1 - Voando em alto mar - Albatrupe

Com características inspiradas em albatrozes e petréis, ameaçados de extinção, episódios com os personagens foram lançados durante o Festival Albatroz Socioambiental

A Albatrupe está ainda mais animada, literalmente. Agora, as aventuras dos personagens Téo, Fred, Alba, Judith, Tina, Tristão e Sophia podem ser assistidas na forma de animações que relatam as medidas de mitigação para evitar a captura de albatrozes e petréis, suas características biológicas e o problema do lixo nos oceanos, entre outros temas. A produção é da LightStar Studios, que  já participou da elaboração de 'A Era do Gelo', 'Mulan', 'Snoopy' e 'Asterix'. As divertidas animações Albatrupe têm dez vídeos de um minuto cada, que foram lançados durante o Festival Albatroz e publicadas no canal do Youtube do Projeto Albatroz. Os vídeos também estão disponíveis para cinemas, entre outros possíveis espaços exibidores, e são ferramentas da Gincana Albatroz, oferecida gratuitamente a alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

A Albatrupe é uma criação do Projeto Albatroz, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, buscando sensibilizar as pessoas para a conservação de albatrozes e petréis através do entretenimento. Os personagens foram inspirados nas características das aves, com personalidades que se aproximam de seu comportamento biológico. As espécies que fazem parte da turma foram selecionadas de acordo com o grau de extinção e de ocorrência no Brasil.  

Desde 2014, a Albatrupe leva informações sobre albatrozes e petréis em tirinhas publicadas mensalmente na página do Projeto Albatroz e da história em quadrinhos 'Espanta Albatroz', recém divulgada. Em outubro deste ano, em comemoração aos 25 anos do Projeto Albatroz, foram lançadas as animações Albatrupe durante o Festival Albatroz Socioambiental, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), do Centro de Cultura Patrícia Galvão.

Educação ambiental e entretenimento - As animações Albatrupe também são ferramenta de educação ambiental para envolver alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Os vídeos compõem a Gincana Albatroz “Navegando no Mundo das Aves Marinhas”, que por meio de um quiz dinâmico e interativo busca sensibilizar os jovens para a conservação marinha. A Gincana é oferecida gratuitamente a escolas públicas e particulares da Baixada Santista, São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital), Cabo Frio (RJ), Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Itaipava (ES). 

Conheça os descontraídos e informativos episódios:

Voando em alto mar: Aborda a capacidade de migração dos albatrozes de um continente a outro e simula a impaciência das aves até chegarem ao local desejado sobrevoando os oceanos.

Enrolados: A lealdade e a monogamia – característica das aves de formar um único par reprodutivo por toda a vida – é apresentada de forma romântica e divertida, além de passar mensagem sobre a problemática do lixo marinho.

Os canudinhos da Sophia: A incrível capacidade dos albatrozes saciarem sua sede com a água do mar é abordada de forma divertida com a personagem Sophia que por ser de uma espécie denominada Real prefere bebê-la de canudinhos.

Hora de dormir: Albatrozes e petréis se guiam pelas estrelas para voar por grandes distâncias. A animação apresenta Fred, o personagem mais engraçado da turma, atrapalhando os amigos na hora de dormir ao brincar no tablet com um joguinho sobre o tema.

De Barriga Cheia: Tina, a personagem mais gulosa da Albatrupe, acredita inocentemente ter passado mal por causa de um único peixinho depois de ter se alimentado com uma impressionante variedade de lixo marinho. O vídeo impacta por alertar para a infinidade lixo descartado nos oceanos.

A Disputa: Constantemente as pessoas confundem albatrozes que são aves enormes e oceânicas com gaivotas que são pequenas e avistadas na praia. O filme mostra a engraçada disputa de Geraldo, a pequena gaivota, pela atenção de Sophia, uma albatroz-real.

Fashion Téo: Os albatrozes têm grandes patas com membranas entre os dedos que facilitam o direcionamento do voo. Téo encontra um tênis e decide calçar. Acha muito fashion e impressiona a todos, mas logo muda de ideia, pois o impede de voar.

Voa Tina voa: Albatrozes e petréis são aves planadoras que só conseguem voar carregados pelas correntes de vento. A animação simula um divertido game, no qual Tina procura voar sem cair.

Toriline, o espantalho marinho: Atraído pelo cheiro das iscas da pesca de espinhel, técnica industrial para capturar peixes grandes, essas aves oceânicas correm o risco de serem fisgadas. Tina e Judith correm perigo na hora de se alimentar e em seguida são salvas pela presença do Toriline.

Chocando o ovo: O casal mais idoso da Albatrupe Zé e Naná, apresenta a longevidade dos albatrozes e a capacidade de reprodução tardia. O vídeo também mostra a curiosa característica do revezamento com o cuidado do filhote no ninho entre macho e fêmea. Enquanto um choca, o outro busca alimento. Quando o casal briga, uma maravilhosa surpresa acontece.

 

 

Episódio 2 - Enrolados - Albatrupe Episódio 3 - Os canudinhos de Sophia - Albatrupe Episódio 4 - Hora de dormir - Albatrupe Episódio 5 - De barriga cheia - Albatrupe Episódio 6 - A disputa - Albatrupe Episódio 7 - Fashion Téo - Albatrupe Episódio 8 - Voa Tina voa - Albatrupe Episódio 9 - Toriline: O espantalho marinho - Albatrupe Episódio 10 - Chocando o ovo

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais