Cabo Frio recebe exposição de fotos do Projeto Albatroz

22

A exposição de fotos “Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha”, do Projeto Albatroz, pode ser vista a partir deste domingo (15) no Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome, em Cabo Frio (RJ).  A mostra faz parte do evento Cultura do Amanhã, realizado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio. A entrada é gratuita e o horário para visitação é de terça a domingo sempre das 15 às 19 horas.

Com um acervo de 16 ilustrações, a exposição é uma realização do Projeto Albatroz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O acervo conta com 16 fotos, que foram registradas pelos fotógrafos Luciano Candisani, da Revista National Geographic, Fabiano Peppes e Dimas Gianuca, colaboradores do Projeto Albatroz, além de Guy Marcovaldi, Coordenador Nacional do Projeto Tamar.

O objetivo da exposição de fotos é sensibilizar a população sobre a captura incidental pela pesca de espinhel de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção. Segundo Eduardo Pimenta, colaborador da Base de Cabo Frio do Projeto Albatroz e também Coordenador de Meio Ambiente da cidade, essa é uma importante oportunidade para a população se aproximar do trabalho realizado há 26 anos pelo Projeto Albatroz. “Além de mostrar um pouco de nossa atividade, as pessoas que comparecerem à exposição poderão conferir os cliques de quatro excelentes fotógrafos em um ambiente muitas vezes desconhecido da grande maioria das pessoas.”, resumiu Pimenta.

O evento Cultura do Amanhã acontece até o dia 5 de fevereiro. O endereço do Charitas é Av. Assunção 855, Centro, Cabo Frio.

 

Por Leonar Franco.

f1 f2 f3 f4 f5 f6

Exposições

fotoarte

Uma das melhores maneiras de conhecer o trabalho do Projeto Albatroz é visitando as nossas exposições. Estas contam de forma simples e contagiante a importância de cuidarmos e protegermos os albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção.  Conheça cada uma delas:

Rede Biomar

Cinco totens exibem continuamente fotografias de cada um dos projetos que fazem parte da Rede Biomar: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Todos são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O objetivo é aproximar o público aos projetos pertencentes à Rede Biomar, que foi criada com o intuito de conservação da biodiversidade marinha no Brasil, atuando na proteção e pesquisa de espécies e habitats relacionados. Promover o aumento de consciência e comportamentos alinhados à conservação ambiental, bem como, a inclusão social das comunidades que vivem nas áreas dos projetos, são alguns dos objetivos sociais.

 

Tirinhas Albatrupe

 

Doze tirinhas, expostas em painéis, abordam ações ambientais marinhas comprometedoras, como a captura incidental pela pesca de espinhel e o impacto do lixo marinho. Curiosidades sobre algumas espécies e seus hábitos também são retratados. Os detalhes da personalidade dos protagonistas das tirinhas aproximam-se do comportamento biológico das aves.

As Tirinhas da Albatrupe, criada para sensibilizar as pessoas sobre questões ambientais, traz como personagens espécies de albatrozes e petréis, selecionadas de acordo com o grau de extinção e de ocorrência no Brasil. A produção da coletânea de tirinhas faz parte das comemorações dos 25 anos do Projeto Albatroz, que trabalha pela conservação destas aves marinhas.

Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha

O objetivo da Exposição é despertar  a problemática da captura dessas aves ameaçadas de extinção, ilustrada nas 16 fotos produzidas por quatro fotógrafos.  São eles:  Luciano Candisani, fotógrafo de natureza da Revista National Geographic; Fabiano Peppes do Projeto Albatroz; Dimas Gianuca, coordenador da base Rio Grande (RS) do Projeto Albatroz e, ainda, Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.

Para prestigiar as exposições basta estar atento às notícias do site que sempre informa onde elas são realizadas. Você também pode levar nossa exposição para o seu evento, através do contato: albatroz@projetoalbatroz.org.br.


+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais